Na tarde desta segunda-feira (10), a população do Jardim Noroeste recebeu uma programação cultural extensa no “Circuito Comunidades”, na praça central do bairro, promovida pelo “2º Campão Cultural”.
No início da tarde, Erico Bispo (MS), apresentou uma contação de histórias a partir de pesquisas do Instituto Cultural Tayó sobre contos e músicas presentes no cancioneiro popular, o “Histórias que ouvi contar”.
Em seguida, a Cia Fusion de Danças Urbanas (MG) levou agito para uma plateia lotada de crianças e adultos. Contagiando todo o ambiente com muita dança e interação com o público a Cia apresentou o “Pocket Show Gatinha Mexerica”.
A coordenadora do núcleo de dança, Franciella Cavalheri comentou sobre a importância da apresentação da Cia Fusion. “O que eles fazem é muito significante, a Mexerica é uma gatinha do gueto, seus amigos são de diferentes espécies e está tudo bem. Eles trazem a cultura de rua, isso acaba trazendo muita conexão com quem está assistindo, principalmente dentro de uma comunidade. Pra mim o que aconteceu aqui foi muito emocionante, ver as pessoas empolgadas e interessadas não tem preço”, enfatiza.
Para o integrante Leandro Belino, a primeira apresentação no Campão foi especial. “Depois da gente ter atravessado um período tão difícil, de tantas inseguranças e incertezas, é muito bom estar aqui hoje, principalmente em estar na periferia, pois é de onde a Cia nasceu, é de onde nós viemos, é muito satisfatório trazer arte pra cá”, comentou.
A tarde foi finalizada com a apresentação circense “Varietê do Lima”, de Anderson Lima (MS), onde um palhaço com muita interação com a plateia,utiliza de elementos circenses como, malabarismo, equilibrismo para construir sua ligação e levar alegria.
Os moradores ficaram do começo ao fim de todas as apresentações. Iraci Elisiário, contou que aproveitou os momentos junto com os netos. “Eu trouxe meus três netinhos, e é uma ideia maravilhosa o que foi feito aqui para nós, deveria acontecer sempre, principalmente para incentivar as crianças, hoje em dia parece mais difícil eles gostarem, eu tento incentivar dentro de casa, mas quando tem coisas assim, é mais divertido. Eu mesmo venho para trazer eles, e acabo gostando e aproveitando junto”.
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Bianka Macário
Fotos: Muriel Xavier