O som da viola caipira ecoou pela Esplanada Ferroviária, na noite de terça-feira, no show-bailão de Luis Goiano e Girsel da Viola, uma das duplas mais autênticas do cancioneiro sul-mato-grossense. Com um público fiel, apesar da garoa insistindo, a apresentação abriu ao show da Roberta Miranda e o que duraria 50 minutos se estendeu por mais de uma hora, com o atraso na entrada no palco da rainha da música sertaneja.
Quem gostou foram os fãs das músicas de Luis Goiano (nascido em Camapuã) e Girsel da Viola (Mineiros, Goiás), os quais tem algo em comum além de compor belas canções e cantar afinado e ajeitado: nasceram no mesmo dia, 25 de agosto. O repertório foi acrescido de mais cinco músicas – “Prisioneiro Feliz”, “Pode Voltar Amor”, “Cavalo Preto”, “60 Dias Apaixonado” e “Amor Amigo” – e finalizou com o solo da viola na instrumental “Pássaro Campana”.
A garoa obrigou as pessoas a procurarem abrigo, embora muita gente se precaveu e levou capa e guarda-dupla ao espaço. Mas com as modas apaixonadas e os ritmos dançantes vindo do palco logo o público se aglomerou e enfrentou o mau tempo. “Eita chuvinha gostosa que Deus mandou”, disse Girsel da Viola, procurando animar a galera. Após 40 minutos de show, a garoa cessou e as pessoas foram chegando em frente ao palco com muita animação.
Dupla canta Zé Ramalho
A dupla de sucesso nasceu em 2000, foi lançado um CD ao vivo (shows em Camapuã e Campo Grande) com viola e violão e, com o apoio dos familiares, amigos e apoiadores, começou a viajar pelo Mato Grosso do Sul se apresentando em exposições, bailes, festas do laço, rodeios e eventos da Fundação de Cultura do Estado. Em 2007, a dupla se destacou no cenário nacional com o quarto CD e o primeiro DVD, gravados ao vivo em um show em Dourados.
Com o reconhecimento e o sucesso, estourando em todas as rádios com a música “O Amor é Verdade”, o trabalho na sequência foi o CD “Entre Amigos”, gravado em Camapuã, reunindo clássicos escolhidos pela dupla ao lado de grandes Violeiros como: Jads & Jadson, João Carreiro & Capataz, Delley & Dorivan, Dombar & Domzeti, Zé Antônio & Divaney, Ivo de Souza, Aurélio Miranda, João Lucas & Walter Filho, Alex & Ivan e Cleber & Aldieres.
A voz diferenciada de Luis Goiano e a competência de Gircel da Viola, considerado um dos maiores violeiros do Brasil, sustentam a trajetória de sucessos da dupla. O show de terça-feira teve um repertório que animou o público, com uma releitura de vários clássicos da viola, como “Tocando em Frente” (Almir Sater), com uma pegada diferente. A dupla também interpretou músicas populares, destacando-se “Avohai” e “Garoto de Aluguel”, de Zé Ramalho.
O Festival Campão Cultural é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (SECIC) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com apoio da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).
Texto: Sílvio de Andrade
Fotos: Marithê do Céu