Novidade na programação do Campão Cultural, a I Feira PET do centro de Campo Grande reuniu 35 expositores e cerca de 50 prestadores de serviço neste domingo (9) na Esplanada da Estação Ferroviária, apresentando seus trabalhos e produtos da economia criativa que estão no mercado Pet, além de clínicas, laboratórios e distribuidoras de itens que compõem um mercado em expansão.
Também foram levados 21 pets, que estão sob os cuidados e monitoramento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para adoção responsável. Ao menos 2 mil pessoas, segundo estimativa da organização da Feira, passaram pelo local e visitaram os expositores ao longo dos períodos da manhã, tarde e início da noite de domingo.
“O mercado pet é um dos que mais cresce no mundo e são os profissionais da cultura que também estão aqui, você tem a pessoa que faz os laços, os adereços, a comida, a cama, os brinquedos. Você traz aí uma gama da economia da cultura para dentro do Campão e fomenta o mercado pet, trabalha o bem-estar animal, discutido pelo viés da cultura”, comenta Caciano Lima, gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura e coordenador da I Feira PET do centro de Campo Grande.
Uma das expositoras da Feira PET, a professora e médica veterinária Miriely Diniz, pós-graduada em medicina integrativa e medicina tradicional chinesa elogiou a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura. “É um grande prazer participar, colocamos os animais em um ponto de observação, com carinho, com respeito à questão da saúde deles. Por isso, ter um espaço em que a gente possa falar sobre esses temas é bem importante e aqui estamos tendo essa oportunidade”, afirmou.
Mirely reforça que “os animais estão fazendo parte, cada vez mais, de nossas vidas e o ser humano está se permitindo uma troca maior, uma troca de carinho. Os animais estão trabalhando muito as virtudes em nós, humanos. Com isso, nós melhoramos enquanto pessoa e nos tornamos mais abertos ao amor, pois o animal liga o tutor ao amor e esse amor que se expande dentro do tutor, também é levado para outras relações”.
O Campão Cultural é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (SECIC) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com apoio da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/
Fotos: Álvaro Herculano
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Marcelo Armôa