Glamour, performances engajadas, talento e muita ousadia marcaram o primeiro dia da edição pocket da Corrida das Drag, nesta noite de domingo (09). A tradicional competição ganhou uma versão especial para o Campão Cultural, com três noites de apresentações e disputas, no Armazém Cultural.
Ao todo seis participantes concorrerão ao título de Campão Super Star, na grande final, que acontece no dia 11. A cada noite, três drags se apresentam, primeiro em performances individuais e, depois, em uma batalha de dublagem. Seu desempenho é julgado por uma comissão técnica formada por Thysmy Kyssmy, Andrômeda Black e Rana Foratto, drags já consagradas no cenário local. Além disso, a escolha da melhor da noite é realizada por voto popular. Após as apresentações, cada espectador presente é convidado a votar por meio de um QR Code. As vencedoras das duas primeiras etapas vão para a final e, uma terceira concorrente, é escolhida através de repescagem realizada pelo júri técnico.
Disputas – Na primeira noite, entraram na disputa Benjamin Black, Afropaty e Cher Dellavick. Apesar de serem estreantes, elas arrasaram em seus shows solo e animaram suas torcidas que, apaixonadas, deixaram a competição ainda mais emocionante. Depois, as três voltaram ao palco para, juntas, participarem da Batalha de Dublagem, performando uma música da cantora Paolla, de Mato Grosso do Sul.
Com as apresentações finalizadas, chegou a hora do público escolher qual das drag se classificaria para a grande final. Quem venceu foi Afropaty, com 66% dos votos. Ela retorna na noite de terça para disputar o título de Campão Super Star. Emocionada, ela conta que se sentiu orgulhosa em vencer essa primeira etapa. “Me esforcei bastante para a competição e, apesar de estar acostumada com os palcos, por ser bailarina e DJ, dublar e dançar ao mesmo tempo é algo fora do meu mundo. Por isso hoje estou muito feliz e ansiosa pela final”, contou.
Convidadas – Além da competição, a Corrida das Drag Pocket contou com a presença de grandes nomes do cenário drag brasileiro. As apresentadoras foram Meriju Silva e Pam Vênus que, com muito humor, conduziram a noite e o público.
Fizeram parte da programação também a DJ Becky Jhow, de Dourados (MS) e a drag Bruanda Guel, vencedora da Corrida das Drag em 2021 e que realizou uma performance que tirou o fôlego da plateia. Um dos pontos altos da noite foi a presença da drag Naomi Leakes, que veio de Brasília (DF) com um show eletrizante. É a terceira vez que ela se apresenta em Campo Grande, mas a primeira em que sai do ambiente das boates de música eletrônica, para um evento tão plural quanto o Campão Cultural. “O fato de ser em um festival possibilita que a gente mostre nossa arte para um público variado, não só o LGBTQIA+. Aqui vemos famílias, crianças e essa é uma experiência até emocional para mim, saber que podemos mostrar nosso trabalho como drag nesse momento que estamos e levar nossa alegria e nossas mensagens positivas”, afirmou.
A Corrida das Drags Pocket continua nas noites de segunda (10) e terça (11), a partir das 17 horas, no Armazém Cultural. Sempre com uma programação variada e a presença de uma drag de renome nacional.
O Campão Cultural tem uma programação bastante extensa e rola até o dia 15 de outubro. Confira aqui e programe-se.
texto: Evelise Couto
fotos: Álvaro Herculano