A cerâmica é uma das formas de expressão artística mais antigas do mundo, exercida há quase 15 mil anos. Fazer surgir das mãos e do barro artefatos úteis ou artísticos é uma experiência encantadora. Por isso, o Campão Cultural convidou o ceramista Luiz Gonzaga de Oliveira para ministrar a Oficina de Modelagem de Cerâmica no Torno.
O torno é um instrumento artesanal milenar usado para modelar o barro e que requer muita prática e habilidade do artesão. Mestre Luizinho, como é conhecido, é hoje um dos poucos que trabalham com essa ferramenta em Mato Grosso do Sul. “Aprendi ainda criança com meu avô. Eu me apaixonei e nunca mais me vi fazendo outra coisa”, conta. Só aqui no Estado já são 32 anos de atuação, nos quais viu muita evolução acontecer. “Posso dizer que atualmente temos uma produção cerâmica artesanal de alto nível e eu participei disto”, afirma orgulhoso.
Durante a oficina, que teve lotação máxima, o mestre ensinou aos participantes como utilizar o torno mecânico. A diferença dele para o torno manual é que o artesão pode utilizar as duas mãos para modelar, em um jogo que mescla delicadeza e velocidade. A designer de interiores Daniela Loch e o engenheiro Luiz Felipe Lazzari há algum tempo já se aventuravam na cerâmica, mas nunca tinham manuseado o instrumento. “Foi mais fácil do que imaginei”, pontou Daniela, que no início deste ano decidiu montar um ateliê para confeccionar e vender suas peças. Juntos, o casal já dividiu criações. “Eu fico com a parte mais bruta e ela com os detalhes”, explicou Luiz.
Mas não foram só pessoas com experiência em cerâmica que participaram da aula. A artesã Marcia Padilha, por exemplo, nunca tinha trabalhado com argila. “Quando soube da oficina, que ainda por cima foi gratuita, queria ser a primeira a me inscrever”, revelou. Há seis meses, ela deixou a carreira de técnica agropecuária para se dedicar apenas ao artesanato. Hoje, produz itens em MDF e acredita que pode incrementar suas vendas agregando itens como xícaras, canecas e pratinhos a suas caixinhas.
A Oficina de Modelagem de Cerâmica no Torno acontece também nesta terça (11), apenas para inscritos.
A programação do Campão Cultural continua até o final da semana. Confira aqui.
texto: Evelise Couto
fotos: Alicce Rodrigues