Entre as 18h e 21h30 de segunda-feira (10), crianças e adultos, moradores do Jardim Noroeste, em Campo Grande, lotaram o complexo de esportes e assistência social do bairro, vivendo a experiência de assistir, no mesmo local, a exibições de cinema, teatro e música. Pouco antes, o público já havia interagido com atrações circenses, dança e contação de histórias, num total de quase 6 horas de programação oferecida pelo Circuito Comunidades, do Campão Cultural.
“O que nós proporcionamos, por meio do Campão Cultural, é uma experiência única para esses moradores. Tivemos aqui crianças, jovens, adultos, famílias inteiras assistindo e interagindo com as atrações que trouxemos” conta Marcio Veiga, coordenador do Circuito Comunidades do Campão Cultural. Ao menos 1 mil pessoas passaram pela praça do Jardim Noroeste, das 16h às 21h30.
Nas sessões de cinema do Urbancine, crianças e adultos lotaram o auditório do CRAS (Centro de Assistência Social) do Noroeste e assistiram às exibições de filmes como “O Moleque”, de Marcos Pena, “A Última Ceia”, de Pedro Melo e ao documentário “CAÁ – A Força da Erva”, de Lú Bigattão.
Em seguida, na quadra poliesportiva, a trupe do Coletivo o Bonde (SP), apresentou o espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”, baseado na história real do pequeno Abou, um garoto que foi encontrado em uma mala de viagem, cruzando ilegalmente a fronteira do Marrocos com a Espanha no ano de 2015. Ao som do violão do violão, os atores-narradores contam as aventuras, as dificuldades e a coragem do menino africano, revelando ao público um pouco daquilo que passam os refugiados.
“É muita coisa pra gente assistir num dia só, mas é bom mesmo assim. A gente se diverte, a criançada se diverte e pode ver umas coisas diferentes, como o teatro”, afirmou Maria de Cássia, que junto com a filha Ana Paula e a sobrinha Mariana, assistiu às exibições de cinema e ao teatro.
Pouco antes das 2h, os músicos Adriel (bateria), Gabriel Basso (baixo) e Gabriel Andrade (guitarra), do grupo sul-mato-grossense “El Trio” levaram standards de jazz para o público.
O Campão Cultural é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (SECIC) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com apoio da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/
Fotos: Eduardo Medeiros
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Marcelo Armôa