Dois artistas da dança sul-mato-grossense que balançam a vida e trilham os seus pensamentos com o corpo. Amigos e parceiros de longa data, Renata Leoni e Marcos Mattos fazem um percurso afetivo e por meio das memórias dos encontros partilham suas experiências com gestos e movimentos precisos. É o mergulho profundo numa relação de completude que emociona e faz o público ir aos prantos. Nesta segunda-feira (10), a Casa de Ensaio foi palco do espetáculo que compôs a programação do Campão Cultural 2022.
A dupla contou com a direção e coreografia da carioca Esther Weitzman que soube costurar, muito bem, as particularidades de ambos. “Ela foi muito generosa com a gente. O resultado foi essa composição sensível e que transmite verdade”, pontua Renata Leoni que vê o trabalho como um presente: “Ele imprime momentos especiais da nossa vida, da nossa convivência e que ao mesmo tempo gera uma reflexão sobre o cotidiano, sobre as trocas e as conexões que estabelecemos”, explica. Renata começou a trilhar sua carreira há mais de 30 anos, tem formação e pós-graduação em dança, já atuou nos principais companhias de MS, além de produtora e gestora cultural.
Marcos Mattos conta que conheceu sua parceira 20 anos atrás e há 12 se tornaram amigos bem próximos. “Temos uma amizade e uma conexão de trabalho que vem sendo construída ao longo desses anos”. Os dois sempre tiveram um desejo em comum: voltar a dançar e desenvolver diversas atividades juntos. Mattos é artista há 25 anos, formado em educação física e pós-graduado em dança e coordenador pedagógico.
Texto: Clarissa de Faria
Fotos: Altair Santos