O “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania” reservou programação de quarta (24) até sábado (27) com adolescentes de comunidades indígenas e da periferia de Campo Grande, para que experimentem a vivência da cidadania e cultura, por meio de agenda que promove rodas de conversa, visitação ao acervo do prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), além de intervenção de muralismo em dois pontos da cidade. Um deles é o tapume das obras de reforma da Casa do Artesão e o outro é o tapume das obras do Aquário do Pantanal.
Nesta quarta-feira, a programação começa às 8h, na sede da FCMS, que fica na Avenida Fêrnando Correa da Costa 559. Os adolescentes vão conhecer toda estrutura do prédio que, além, da Fundação, abriga a Biblioteca Pública Estadual Dr Isaías Paim, o Museu de Arqueologia da UFMS, o Centro de Referência de Artesanato, o Museu da Imagem e do Som, o Arquivo Público Estadual e ainda informações sobre as oito subsecretarias estaduais que funcionam na mesma estrutura.
A experiência dos jovens já é uma mostra do que o Programa Cidadania Viva vai oferecer aos bolsistas que forem selecionados para desempenharem o papel de monitores sociais em Campo Grande, que é a vivência da cidadania. O programa está com edital de inscrições previsto para ser publicado quarta-feira (24/11), no diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Esta programação dentro do ‘Campão Cultural’ condensa a experiência do Cidadania Viva, que vai permitir que as pessoas expressem e vivam suas cidadanias. Por meio do processo de educomunicação vão participar, com as ferramentas, meios e locais de comunicação a vivência da cidadania para além de direitos e deveres”, explica o secretário estadual-adjunto da secretarias estadual de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero.
Cidadania Viva
O Cidadania Viva vai oferecer bolsas entre R$ 700 e R$ 4,2 mil, dependendo da função desempenhada. Ele foi criado para incentivar o exercício da cidadania no Estado, por meio de uma série de atividades, entre elas a “Vozes Cidadãs”, que pretende levar conhecimento para população sobre o tema e a “Prosa Cidadã”, que irá promover rodas de conversas em comunidades, universidades e segmentos sociais.
Também faz parte do programa o “Pontes de Cidadania”, que permitirá o uso de espaços públicos para disseminação da arte, cultura e cidadania, e a “Rota Cidadã”, que irá levar conhecimento sobre a história de Mato Grosso do Sul, assim como informações sobre as comunidades indígenas, quilombolas, sítios arqueológicos, movimentos comunitários e pontos da formação da cidadania. Mais informações nas redes sociais do programa: @cidadaniavivams
Campão Cultural
A programação do “Campão Cultural” começou no dia 22 de novembro e vai até 5 de dezembro. São mais de 150 atrações, todas gratuitas, nas sete regiões de Campo Grande, envolvendo 10 bairros, e nos dois distritos de Anhanduí e Rochedinho. A programação foi pensada para descentralizar o acesso à cultura, além de promover oficinas para segmentos como, por exemplo, o musical.
Mais informações
@festivalcampaocultural
ASSESSORIA