Na quarta-feira (12) o Museu de Arte Contemporânea recebeu o Fashion Day, um dia focado no mundo da moda que foi pensado para consolidar como um segmento de grande importância cultural e artística.
Para comemorar o dia das crianças, o primeiro desfile da tarde foi apenas com modelos infantis, os pequenos usaram peças de criadores autorais sul-mato-grossenses, como Capivara Mística, C4 Bordados e Criações e Emília Leal Arte Nativa.
Em seguida foi realizada uma palestra com o tema “Costureiras: quem são, onde estão e o que fazem?” conduzida por Ivani Grance, antropóloga, educadora, empreendedora social e costureira. Co-fundadora da República das Arteiras, uma startup de impacto social e intermediação de prestação de serviços para o setor de confecções e moda.
“Eu não lembro de ter visto em um evento um espaço para uma costureira, então é um momento fundamental para fazer multiplicadores da causa, se todo Festival for possível um momento como esse, que nos dê esse espaço é essencial”, frisou Ivani.
Após a palestra, com os espaços do MARCO cheios, aconteceu mais um desfile, desta vez com adultos. Apresentaram peças das marcas FNK Urban Wear, Benilda Kadiweu e C4 Bordados e Criações.
Cristiane Freire falou sobre a importância da ocupação dos espaços do Museu no Campão Cultural. “Para nós é uma alegria imensa ver tanta gente circulando por aqui, passamos 2 anos fechados, pela pandemia e também para uma reforma, então este ano é que estamos voltando a receber a população. O Festival traz um público diferente, alguns talvez nunca vieram e agora podem ter a oportunidade”, comenta.
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Bianka Macário
fotos: Álvaro Herculano