O Dia da Moda no 2º Campão Cultural foi marcado por palestras sobre inovação, posicionamento social e político das marcas e sustentabilidade. Realizadas na tarde de quarta-feira (12) no auditório do MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul), a troca de conhecimento e experiências entre palestrantes e público referendou a importância cultural e artística da Moda no Estado.
Com o tema “Inovação para empreendedores”, Luciana Zanatto, falou sobre a diferença entre inovação e novidade. Qual o desejo do cliente e a inquietação sobre como será o futuro. Luciana tem formação em Design e moda pela UniCesumar, atua no Sebrae-MS como Agente Local de Inovação em moda.
No público, Nair Gavilan, da grife sul-mato-grossense Roupável, comentou que o trabalho de Luciana no Sebrae-MS “instiga e a inovação faz parte desse processo. Nos últimos dois meses eu mudei a minha marca com a assessoria do Sebrae, de uma forma que coincide muito com o trabalho sustentável que eu faço. A inovação vem a conciliar esse método, traz um outro olhar para a moda”.
A consultora e mentora de estilo, Paloma Gervasio Botelho trouxe um outro olhar sobre a “Moda Decolonial”, “A discussão sobre a decolonialidade na moda vem para me projetar e projetar meus pares, que são os povos historicamente marginalizados, excluídos da sociedade. A moda é um dos mercados que mais se apropria do conhecimento dos povos originários”, afirmou Paloma.
Segundo a ativista de moda, 60% da população brasileira é negra e “vestir-se bem para as pessoas da pele preta está para além da vaidade, do poder aquisitivo e das tendências da moda: é uma armadura de proteção contra as violências do racismo” e convidou o público a disseminar a hashtag #qualacordequemfezaminharoupa.
Em seguida, Fernanda Simon ativista e diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil, ministrou palestra “Porque precisamos de uma revolução da Moda”.
O Campão Cultural é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (SECIC) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com apoio da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
Fotos: Paula Cayres
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Marcelo Armôa