Campo Grande (MS) – O Festival Campão Cultural traz até o dia 15/10, das 8h às 17h, a Exposição de fotos “Festa do Divino Espírito Santa de Santa Tereza” – Figueirão/MS. A mostra acontece no Arquivo Público Estadual de MS – Av. Fernando Correa da Costa, 559, 2º Andar, Centro.
Patrimônio Cultural Imaterial de MS, a festividade centenária remonta a uma promessa feita por Dona Maria Francelina de Jesus, esposa de Joaquim Malaquias da Silva. A promessa ocorre por conta de uma epidemia de febre amarela que acometeu a região, e da graça recebida pela família Malaquias surge a festividade permeada por muita devoção e alegria daquela comunidade unida e acolhedora.
Festa do Divino Espírito Santo de Santa Tereza é uma festividade que ocorre há mais de 100 anos. Este ano ocorreu a de ano 111. É uma festa que no ano 2021 teve o seu reconhecimento e registro como Patrimônio Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul e registrado no livro das festividades. É uma festança que passa a ter uma salvaguarda do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS. Essa festa envolve ritos de muita fé e muita festança dentro daquela comunidade. Ela ocorre dentro da comunidade quilombola de Santa Tereza, um distrito no município de Figueirão, todos os anos.
Nesta festa, as pessoas que participam ativamente tem algumas funções determinadas, desde a cozinha, o atendimento, a busca por prendas, a organização da comida, do churrasco, carnear as vacas, às questões ligadas às cavalgadas que é muito tradicional e dura por muitos dias, uns 15 dias mais ou menos.
Nessa cavalgada, as pessoas que fazem parte vão de casa em casa fazendo o convite para as pessoas da comunidade participarem da festa. Então este é um convite cantado, os participantes são recebidos pelos donos das casas com uma salva de fogos. Quando chegam na casa existe uma questão de fé e devoção onde as pessoas passam por debaixo da bandeira e recebem muito bem os cavaleiros que estão chegando que são chamados de foliões.
Os cavaleiros apeiam dos cavalos, tiram seus chapéus na porta de entrada da propriedade e são muito bem recebidos. Agradecem os donos das casas, fazem uma cantoria e depois dela seguem os ritos de fé onde agradecem, fazem promessas, arrecadam donativos para a festa do próximo ano. Os cavaleiros pousam de casa em casa até que chega o dia da festa que acontece na Capela do Divino Espírito Santo de Santa Tereza. A festança termina num churrasco a noite.
Gisele Colombo – FCMS