Campo Grande (MS) – Na tarde de hoje (14) o Festival Campão Cultural promoveu a Oficina de Brinquedos Tradicionais “Prá lá e prá cá” e “Fantoche”, com a animadora Carol Jordão e a Oficina de Xilogravura com o artista visual Cadu Souza (SP), na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim.
Carol Jordão produziu com as crianças fantoches de meia, papel e cola e o brinquedo Gira-Gira, produzido com caixa de papelão e roldana. Segundo ela, essa oficina é direcionada também para pais e professores e destaca a importância da participação no festival. “Eu adoro participar de festivais pois são importantes para a cidade, o Estado e a cultura, pois eles juntam um grupo que se une em prol do conhecimento. A gente trabalha bastante e com alegria, afirmou Jordão.
Cadu Souza propôs a vivência da produção de uma xilogravura, da elaboração do desenho, passando pelo entalhamento da madeira até a impressão final.
Com as crianças ele usou como matriz uma placa de isopor. Este método se chama isogravura e é possível entender, através dele, o processo de produção de uma gravura como se fosse em madeira.
Para o artista Cadu Souza, o festival proporciona uma troca com a comunidade, especialmente com as crianças que são seu público. “É a criança vivendo o processo de produção da xilogravura com o isopor para entender como funciona a isogravura. É sempre uma surpresa, as crianças trazem umas soluções com o material que eu não pensei”, destaca.
Cadu Souza Começou a trabalhar com crianças há 8 anos atrás quando escreveu um espetáculo infantil no qual declamava literatura de cordel. “O teatro infantil é sempre uma surpresa, as crianças querem interagir. Gosto muito da questão do lúdico, o que as crianças trazem para a arte é muito bacana”, finalizou.
Gisele Colombo – FCMS