Com o intuito de proporcionar para o público o melhor da cultura de rua, o Campão Cultural tem uma programação completa. Um dos momentos é a Batalha de Slam que aconteceu no coração de Campo Grande, na Praça do Rádio.
Slam é um espaço livre que recebe todas as formas de expressão por meio de poesia. “A poesia de rua é importante, principalmente produzida por mulheres, comunidade lgbtqia+ é mais importante ainda. No dia a dia essas pessoas são as que menos são ouvidas, então é extremamente necessário criar um espaço para que consigam desabafar, encontrando amparo na palavra”, disse uma das produtoras, Ale Coelho.
A Batalha acontece em 3 fases, com jurados classificando as poesias que são declamadas em até 3 minutos. O momento aconteceu no Palco Tráfico de Informações e no total foram 15 participantes transformando o palco em local de resistência.
Para quem encontra nas palavras uma maneira de expressão, vê o momento como uma oportunidade. “O Slam vem para possibilitar que a gente tire os versos que escrevemos do papel, colocar para fora, uma forma de gritar, de se expressar. Isso entrega vez e voz para os grupos que não são ouvidos. Ao mesmo tempo que se tornar vulnerável na frente do outro é muito difícil, pois muito do que a gente escreve é o que sentimos, é algo íntimo”, comenta um dos participantes Gabriel Eduardo.
No Campão, a premiação do Slam Plural: voz para todas, todos e todes, para o 3º lugar foram 400 reais e um livro, 2º lugar foram 600 reais e um combo do Laricas da Lu e o vencedor recebeu 800 reais e uma tatuagem. A classificação geral foi, 3º Beca Rodrigues, 2º CJ e no 1º lugar Soul Ra.
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Bianka Macário
fotos Alicce Rodrigues