A Avenida Calógeras, em frente à Esplanada Ferroviária, foi ponto do encontro entre os representantes e entusiastas do movimento Sound System, durante a última quarta-feira (12). Uma celebração da cultura de rua que mostra a força do reggae em MS e em todo o Brasil. No comando, as equipes Rockers Sound System e Vamo Apelá Sistema de Som, que desbravam e fomentam a cena há 15 anos. A iniciativa também promoveu o intercâmbio entre artistas de fora e contou com a participação dos convidados: Jeru Banto (RJ), Marina Peralta (MS/SP), Regiane Cordeiro (SP), Erick Poor (SP) e Paulera (SP).
A grande festa transformou a rua em uma pista que envolveu centenas de pessoas que por ali passaram. Um dia todo de mensagem explícita na voz, na dança e nos improvisos. O Sound System vai além das pilhas de caixas de som potentes e alto-falantes, o estilo é resistência e união.
Jeru Banto (RJ) é um dos nomes de relevância da cena nacional e dissemina a cultura do reggae/sound system por onde passa. Seu despertar aconteceu em 1996, ainda adolescente, quando assistiu ao show do Jimmy Cliff, no Rio de Janeiro. Em 2004 iniciou seus primeiros trabalhos, e de lá pra cá, reúne diversos projetos como compositor e MC.
“Estamos no Brasil, um país continental. Falamos a mesma língua e precisamos interagir muito bem com o próximo. O bairrismo não ajuda a crescer ”, diz. Ele também destaca o poder do gênero musical no desenvolvimento social. “A mensagem é de resgatar o orgulho do povo. Orgulho que se perdeu devido ao racismo estrutural da sociedade em que estamos inseridos.
Sobre a participação no evento, Jeru Banto, afirma que a reciprocidade do público é fundamental para a continuidade do trabalho. “Esse encontro durante o Campão Cultural deixa um legado muito bom para a sociedade”, afirma.
Texto: Clarissa de Faria
Fotos: Muriel Xavier