A sétima arte tem a capacidade de despertar interesse nas mais variadas faixas etárias. A oficina “Cinema Mudo Para Crianças”, que aconteceu nesta terça (23) na Casa de Ensaio, promovida pelo “Campão Cultural – 1° Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”, proporcionou para crianças e adolescentes a possibilidade de experimentar, na prática, como o cinema mudo era produzido.
Com formação em Cinema, Ally Collaço, tem como objetivo contar como o cinema foi criado a partir de nomes como Georges Meliés, Irmãos Lumiére e Alice Guy Blaché, com caráter introdutório para os jovens. “Foi bem especial para essa oficina, mostrar como o cinema nasceu, incluindo a Alice Guy que não consta nos livros de história do cinema. É uma oficina dentro da perspectiva mídia educativa que é a minha especialidade, que é aprender através do fazer. O aluno tem a possibilidade de se colocar no lugar do criador”, conta.
Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o que aprenderam. A oficina possibilitou a parte prática, com exercícios baseados na forma de fazer cinema dos Irmãos Lumiére e Alice Guy. “São nomes que já elaboravam um pouco mais no cinema, então os alunos têm a possibilidade de replicar nos exercícios. É uma oficina que ofereço há quase 15 anos e procuro ter momentos variados para que eles possam sentir a prática”, enfatiza Ally.
Quem estava presente não poupou elogios para a oficina e para a professora. Mariana Lourenço (12), conta que foi uma experiência única. “Nunca fiz nada parecido, eu achei um máximo. A Ally ensina tudo, é muito bem explicado, ela é bem paciente, faz questão de falar tudo bem detalhado”.
A oficina acontecerá ainda no dia 24/11, às 14h, no CICA – Centro de integração da Criança e do Adolescente Rua Nair Alves de Castro, 113. No dia 25/11 acontece novamente na Casa de Ensaio, Rua R. Visc. de Taunay, 203. E dia 27/11, às 8h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo Rua 26 de Agosto, 453.
Confira a programação completa do Festival no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
Informações
@festivalcampaocultural
ASSESSORIA
Texto: Bianka Macário
Fotos: Marithê do Céu