O aroma que dominou o Clube Gourmet do Shopping Campo Grande teve origens fronteiriças. Nesta terça (23), o chef douradense Marlon Libório trouxe releituras de pratos famosos, mas com sua própria identidade, que é baseada na fronteira paraguaia. O cardápio da noite foi composto por um drink, nomeado de cosmopolitan de kombucha produzida na região. O prato principal foi vori-vori com xarope de erva-mate e a sobremesa creme brulée com castanha de baru. Para o chefe é importante trazer pratos já conhecidos, mas com um toque regional. “Trouxe pratos que representam a fronteira”, comenta.
A coordenadora da oficina Márcia Marinho falou da importância de incluir na programação chefes com conhecimento dos sabores locais. “Procuramos trazer alguém com essa experiência, pois a nossa fronteira é muito importante, principalmente quando falamos de sabores. O nosso intuito foi trazer essa diversidade gastronômica para as oficinas”, enfatiza.
Uma das participantes da oficina, a estudante de gastronomia Renê (18), comentou sobre as diferentes maneiras de utilizar ingredientes presentes na nossa região para compor as receitas. “Foi muito proveitosa a aula do chefe, o modo que ele utiliza os ingredientes regionais na inovação de pratos que já são conhecidos. E também possibilita que a gente pense em como utilizar itens que encontramos facilmente na região”.
Estavam presentes na abertura da oficina, Gustavo Cegonha, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Eduardo Romero, secretário estadual-adjunto da Secretaria Estadual de Cidadania e Cultura (Secic). Nas falas de boas-vindas para quem estava presente, foi ressaltado a importância da culinária sul-matogrossense. “É uma ação que foi pensada para que as pessoas possam desfrutar e aproveitar ao máximo esse momento, pois a gastronomia é uma arte, faz parte da nossa cultura regional e nacional”, destaca Gustavo Cegonha.
Também foi destacada a importância do “Campão Cultural – 1º Festival de Arte, Diversidade e Cidadania” para o estado e para o município de Campo Grande. “O Festival é para a cidade, para que as pessoas possam aproveitar as inúmeras atividades que vão acontecer nos próximos dias, compartilhem esse belo momento para que todos possam se apropriar dos espaços”, enfatizou Eduardo Romero.
As oficinas gastronômicas irão acontecer no Clube Gourmet do Shopping Campo Grande e a programação completa está no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
Informações
@festivalcampaocultural
ASSESSORIA
Texto: Bianka Macário
Fotos: Marithê do Céu