Nesta quarta-feira (24), aconteceu a abertura da Feira dos Saberes na Esplanada Ferroviária. Contemplando as diversas formas de arte, o público poderá prestigiar o trabalho dos criadores de Campo Grande e de todo o Estado. O objetivo é apresentar a cultura indígena e afro-brasileira através da gastronomia, design e artesanato. O design e a moda local também estarão representados, assim como a literatura. A Feira é promovida pelo “Campão Cultural – 1° Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”.
A gerente do Núcleo de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Katienka Klain, ressalta que a ideia foi reunir os diversos saberes do Estado. “O nosso objetivo é que as pessoas que virão prestigiar a Feira tenham esse contato com todos os saberes em um só local”.
A Feira proporciona o reconhecimento do trabalho de diversos criadores, como é o caso da Nair Gavilan, que possui uma marca de roupa feminina. “É muito importante expor no Festival, há o reconhecimento do nosso trabalho, pois as pessoas têm a oportunidade de conhecer a moda autoral”, enfatiza. A artesã, design e presidente do Sindicato de Artesãos de Mato Grosso do Sul, Jane Clara Arguello, ressaltou como o momento é importante para todos os artesãos. “Esse Festival para nós é muito gratificante, cheguei aqui e estava tudo montado e organizado. Tentei trazer uma peça de cada artesão de diferentes cidades, então quando verem o trabalho exposto em um lugar como esse será incrível”, conclui.
Outro nome que está presente na Feira mostrando seu trabalho, é Catarina Guató, conhecida por confeccionar itens diversos com a fibra do aguapé, planta encontrada em abundância no rio Paraguai. Para Dona Catarina, como é carinhosamente conhecida, a Feira tem muita relevância para os indígenas. “É muito importante para mim e para toda a comunidade indígena que veio mostrar seu trabalho. Eu tentei representar quem não conseguiu vir da aldeia. Desde 1974 eu faço esse trabalho e não largo. Eu aprendi com a minha sogra, e já ensinei para minhas irmãs e todas estão indo muito bem”, conclui.
Na abertura da Feira também foi oferecida a oficina “Modelagem de Cerâmica de Peças Utilitárias” realizada pelo artesão Luiz Gonzaga na Plataforma Cultural. O objetivo era transmitir técnicas de produção de peças de cerâmica, desde como abrir a massa para modelagem até os últimos detalhes do acabamento.
A Feira dos Saberes acontecerá até domingo 28/11 das 14h às 22h, na Esplanada Ferroviária, Rua Calógeras, 3143, Centro.
A programação do evento pode ser encontrada no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
Informações
@festivalcampaocultural
ASSESSORIA
Texto: Bianka Macário
Fotos: Álvaro Herculano