O terceiro dia de oficinas gastronômicas “Sabores do Cerrado”, dentro do Festival Campão Cultural, trouxe afetividade na comida, a Chef Dedê Cesco, apresentou três receitas que levam o toque e a inspiração vinda de sua mãe, Dona Quinota, o cardápio da noite foi entrada com abobrinha e pesto de barú Teçá, o prato principal, Mojica de Pintado e de sobremesa Brownie de chocolate Angí e sorvete de creme com calda de morangos.
Durante duas horas, a chef ensinou a fazer os pratos, com dicas de cozimento, como por exemplo, sempre começar o jantar pela sobremesa, porque ela pode demorar mais pra ficar pronta. Com um público em total atenção, Dedé foi cozinhando e o cheiro de casa de mãe tomando conta da cozinha show, no Shopping Campo Grande.
No prato principal, a mojica, a contemporaneidade ficou por conta da cozinha molecular, a chef criou pequenas esferas de coentro e pimenta biquinho que deram um toque todo especial ao prato regional.
Para a chef é muito importante o momento de transferência de conhecimento “eu gosto muito de cozinhar e também de ensinar as pessoas a fazer uma boa comida, é nesse momento em que me realizo enquanto profissional, disseminando o que sei e compartilhando com as pessoas receitas e histórias na cozinha”.
As oficinas gastronômicas retornam na próxima semana com o chef Beto Morais no dia 29, que promete levar à uma viagem ao Pantanal com os pratos Canapé pantaneiro, Ancho Bovino com melado de cana e arroz de banana da terra e de sobremesa muçarela de búfala recheada com doce de leite e morangos.
No dia 30, o chef Edu Rejala apresenta o menu “Parceiros do Cerrado” com as receitas de Kombucha com espuma de guariva, Ceviche de pacu com pesto rústico de Baru e Brownie com chocolate Angi e mix de castanhas. Para finalizar o momento gastronômico do Festival Campão Cultural, o chef Adriano Gomes, no dia primeiro de dezembro apresentará as receitas de licor de jabuticaba kadiwéw, Paella pantaneira e Panna Cotta de Bocaiuva com Coulis de Frutas do Cerrado.
Texto: Ana Ostapenko
Foto Álvaro Herculano