O Programa Cidadania Viva teve sua primeira atividade encerrada neste sábado, 27, dentro do Festival Campão Cultural, foram três dias de integração de jovens e adolescentes com oficinas de muralismo e roda de conversa sobre a como a educomunicação pode transformar as comunidades participantes.
O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura João César Matogrosso esteve presente e ficou muito feliz com tudo que viu “esse momento aqui é mais que emblemático, é histórico, jovens com a oportunidade de conhecer mais cidadania por meio da educomunicação, criar a partir dessa experiência e acima de tudo levar essa vivência para suas comunidades, esse isso é o que nós esperamos com o Cidadania Viva”.
Jovens das aldeias urbanas Paravá e Novo Dia puderam aprender técnicas de muralismo,além de visitar museus pela cidade e ocupar a casa do Artesão com arte e cultura, hoje, ao final da atividade receberam o certificado e ainda tem o desafio de construírem, juntos com a próxima turma, que se inicia na semana que vem uma dança para apresentar no dia 04 de dezembro, sábado, no Parque das Nações Indígenas.
Para o Secretário Adjunto de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, “Essa semana foi reveladora, acredito que para todos nós, aprendemos juntos sobre como exercer nossa cidadania por meio da nossa cultura e ancestralidade, aprendemos juntos que devemos ter orgulho de quem somos e que todos temos um pouco a ensinar e a aprender também, o Cidadania Vem com esse objetivo”.
Edital do programa aberto para bolsistas
Foi publicado no Diário Oficial do dia 24 de novembro, o edital de seleção para bolsistas do Programa Cidadania Viva. A Secretaria de Cidadania e Cultura vai selecionar 71 bolsistas, de 16 a 29 anos, para atuar nos quatro pilares do programa: Vozes Cidadãs, Prosa Cidadã, Pontes para Cidadania e Rota Cidadã.
Podem participar jovens nascidos entre 1º/01/1993 a 1º/01/2006; ser brasileiro nato; residir em Campo Grande-MS; possuir cadastro na Plataforma SIGFUNDECT, https://sigfundect.ledes.net. O responsável pela proposta, denominado Coordenador Proponente, deverá enviar apenas uma proposta, exclusivamente pelo SIGFUNDECT.
As inscrições vão até o dia 12 de dezembro de 2021 e a previsão de divulgação da lista preliminar das propostas enquadradas é a partir de 17 de dezembro. A previsão de início da vigência do Programa é 1º de fevereiro de 2022.
INFORMAÇÕES
@FESTIVALCAMPAOCULTURAL
Texto: Ana Ostapenko
Fotos: Eliane Ferreira