Durante a Feira da Música de Campão, as palestras estavam sempre cheias com músicos e produtores atentos a tudo que os palestrantes tinham pra compartilhar: seu conhecimento em festivais, produção e assessoria.
Barral Lima, de Minas Gerais fez mentoria e workshop de criação artística, na sexta ouvi e aconselhou 5 bandas que fizeram um show case, dos mais variados estilos, artistas locais subiram ao palco para surpreender o produtor, que ficou muito feliz com o que viu, “é muito bom saber que a produção musical aqui em MS é latente, vocês tem muitos talentos nessa terra que o mundo, o Brasil e outros festivais precisam conhecer”.
Uma das palestras bem disputada foi a de Tony Aiex, o editor chefe do site “Tenho mais Discos que Amigos” um dos maiores veículos de divulgação de música do Brasil. o palestrante deu dicas de como se fazer uma boa divulgação, para que a música produzida aqui chegue em outros locais.
O músico André Lima deu duas palestras, uma na sexta e outra no sábado, todas voltadas para compositores, com técnicas, caminhos e como compor até o arranjo final, compositores saíram com uma bagagem mais rica para escrever e arranjar suas músicas.
No sábado, cerca de dez artistas receberam mentoria dos palestrantes, levaram consigo conselhos, conhecimento e uma nova perspectiva sobre o seu trabalho, a cantora Erika Espíndola, uma das participantes saiu do encontro com muitas ideias “já quero fazer mudanças, arriscar mais e levar tudo que ouvi para minha carreira, é bom quando alguém de fora, um grande profissional como os que encontrei aqui tem o que falar sobre a sua música e apontar caminhos que poderão me levar a um futuro muito mais legal na música”.
Texto: Ana Ostapenko
Foto: Daniel Reino