A arte foi responsável por despertar o interesse de diversos alunos na Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, no bairro Tiradentes e na Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Jardim Paulo Coelho Machado. Promovidos pelo “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”, artistas que produzem arte urbana, levaram para dentro das escolas oportunidade para que as crianças pudessem ver de perto e contribuir na criação de murais.
Na quarta-feira (24), as artistas Paty Ladys e Erika Pedraza foram as responsáveis pela composição artística na Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira. Ressaltaram a importância de facilitar o contato das crianças com a arte. “O grafite sempre esteve comigo, estar fazendo parte desse momento e possibilitando que os alunos também participem é muito gratificante”, enfatiza Paty.
Nesta quinta-feira (25), foram os alunos da Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira Batista que tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos artistas Pedro Vasciaveo e Leonardo Mareco. Ambos falaram sobre a relevância do Festival para a arte urbana. “Uma das características essenciais desse momento é possibilitar o acesso à cultura para todos, abrangendo diversos bairros. É a primeira vez que realizo um trabalho como esse após o início da pandemia, então está sendo incrível”, ressalta Leonardo. O Festival também está sendo importante para a cena do grafite em Campo Grande, proporcionando essa ações. “Esperamos que seja apenas o primeiro Festival de muitos, pois para nós artistas é muito bom e para cidade é melhor ainda. Temos condições de que isso se torne parte da nossa realidade”, conclui Pedro.
A coordenadora das ações de Artes Visuais do Festival, Marilena Grolli, ressalta que os workshops ao decorrer da programação são inéditos e trazem como foco a arte tecnológica. “Pela primeira vez estamos proporcionando um olhar fora do tradicional, o mundo contemporâneo tem muitas possibilidades e mostramos essas ações imersivas que trabalham diretamente com o sensorial. O Festival tem uma importância muito grande para os nossos artistas e para a comunidade, pois está totalmente gratuito”, conclui.
A programação das Artes Visuais, pode ser encontrada no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
Informações:
@festivalcampaocultural
Assessoria
Texto: Bianka Macário
Fotos: Eduardo Medeiros/Àlvaro Herculano