Encerrando a programação do Palco da Esplanada, BaianaSystem mostrou ao público do Campão Cultural – 2º Festival de Arte, Cultura, Diversidade e Cidadania porque tem um dos melhores shows do Brasil. Unindo reggae, soundsystem, dub, manguebeat, entre muitas outras referências, o grupo baiano ergueu suas paredes sonoras e fez o público dançar do início ao fim, com muito fôlego e vontade de amanhecer ao som da banda.
Formada em 2009, BaianaSystem surgiu com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento que surgiu nos anos 40 e deu início aos trios elétricos. Rapidamente, o grupo se tornou uma potência musical e uma das apostas mais interessantes da música brasileira. Em seguida vieram os prêmios que confirmaram o lugar de destaque alcançado por eles.
Em Campo Grande, a banda fez um show memorável. Não faltaram hits: “Forasteiro”, “Duas Cidades” e “Calamatraca” fizeram parte do setlist. Além do espetáculo sonoro, BaianaSystem também chama a atenção no conteúdo audiovisual do show. Projeções dinâmicas tomaram conta do palco, seja no telão ao fundo ou nas telas de led posicionadas sobre o palco. A presença da cantora chilena Claudia Manzo contribuiu ainda mais para a apresentação da banda.
Escutar versos como “Nas veias abertas da América Latina tem fogo cruzado queimando nas esquinas”, de “Sulamericano”, cantados a plenos pulmões pelas milhares de pessoas que estavam na Esplanada Ferroviária ressalta o poder político da banda. “Na minha roda não entra machista, não entra racista”, reforçou Russo Passapusso em outro momento. Ainda teve espaço para samples de Raul Seixas (Mosca na Sopa) e Luiz Gonzaga (Pagode Russo).
A performance eletrizante da banda, sobretudo do vocalista Russo, contribuiu para a catarse vivenciada na última noite do festival. Se a primeira parte do show foi marcada pelas letras cortantes, a segunda mostrou a força do sound system, movimento cultural nascido na Jamaica, marcado pela potência sonora. O público comprou a festa e transformou o gramado da esplanada em uma grande pista de dança. Depois de quase duas horas de show, a banda encerrou a noite em grande estilo.
Thiago Andrade
Fotos: Paula Cayres