A ansiedade em tocar para o público em um evento do porte do “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania” estava estampada em cada um dos integrantes da Bateria da Escola de Samba Unidos da Vila Carvalho, uma das mais tradicionais do estado. Eles foram a atração musical da primeira noite na Feira dos Saberes, que acontece no Armazém Cultural.
Embora a escola já esteja realizando alguns eventos em sua quadra, o mestre de bateria Wlauber Carvalho conta que essa é a primeira participação em um grande evento depois de mais de um ano e meio de pandemia do Covid-19. “Depois desse tempo todo parado, é uma felicidade muito grande, misturada com a ansiedade de voltar a tocar para um público diverso como o que está aqui hoje”, comenta. Para ele, essa vitória é algo a ser compartilhado com todas as escolas de samba.
A escola que já faz os preparativos para o Carnaval 2022 – e lançará o próximo samba-enredo no início de dezembro – subiu ao palco do Armazém e fez uma apresentação enérgica, daquelas feitas para não deixar ninguém parado. O público esquentou e tomou a pista junto da rainha de bateria, Lara Morena, que requebrou e muito, provando que os versos de Caymmi não poderiam ser mais verdadeiros.
Para Flávia Alarcon, porta-bandeira da escola, ressaltou que a apresentação da bateria da escola de samba foi um grande respiro para todos os carnavalescos e uma oportunidade de reforçar que a cultura do carnaval segue forte na Capital, mesmo depois da parada forçada pela pandemia. “Já estamos em ritmo de preparação para o ano que vem”, pontua. Ao que se viu nessa noite, o público também já aguarda para sair pela avenida ao som das marchinhas e batidas carnavalescas.
Texto: Thiago Andrade
Fotografias: André Patroni