Uma viagem gastronômica ao Pantanal, essa foi a promessa cumprida pelo Chef Beto Morais em sua oficina no Sabores do Cerrado, dentro do Campão Cultural. Na noite do dia 29, quem participou pôde saborear pratos com produtos da terra, cheios de sabor e criatividade.
A noite começou com um canapé pantaneiro com carne soleada desfiada, pesto de baru e muçarela de búfala ralada e maçaricada, aliás, os produtos feitos com leite de búfala foram personagens marcantes nas preparações da noite, estavam na entrada e sobremesa, vindos de Miranda, os produtos chegam frescos pro chef.
O prato principal foi um bife ancho com molho de melado de cana e pimenta dedo de moça, acompanhado de arroz com banana da terra, uma simbiose de sabores que viram festa na boca, com a carne ao ponto e a mistura agridoce.
A sobremesa, de cocção rápida foi uma super dica para as festas de fim de ano e pra quem quer ficar pouco na cozinha, um rocambole feito com manta de muçarela de búfala, doce de leite e morangos finalizado com ganache de chocolate fechou com chave de ouro a oficina e os presentes ainda puderam batizar a iguaria que levou o nome de “Sensação Pantaneira”.
Para o chef é muito importante o uso de produtos feitos em MS, sempre que posso uso produtos da nossa terra, coisa que só temos aqui e que dão um sabor todo especial e representativo à refeição, quem vem de fora e mesmo quem é daqui e conhece pouco o que temos fica maravilhado e tem uma experiência gastronômica única, genuinamente sul matogrossense”.
As oficinas acontecem ainda nos dias 30 e 01 de dezembro, às 18h no espaço Gourmet do Shopping Campo Grande. No dia 30, o chef Edu Rejala apresenta o menu “Parceiros do Cerrado” com as receitas de kombucha com espuma de guavira, ceviche de pacu com pesto rústico de baru e brownie com chocolate Angi e mix de castanhas. Para finalizar o momento gastronômico do Festival Campão Cultural, o chef Adriano Gomes, no dia primeiro apresentará as receitas de licor de jabuticaba kadiwéu, Paella pantaneira e Panna Cotta de Bocaiúva com Coulis de Frutas do Cerrado.
INFORMAÇÕES
@FESTIVALCAMPAOCULTURAL
Texto: Ana Ostapenko
Fotos: André Patroni