Ao menos 500 pessoas passaram pela Praça Central do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande, na tarde de terça-feira (11), feriado em comemoração aos 45 anos de criação de Mato Grosso do Sul. Crianças, em sua maioria e adultos, assistiram das 16h às 18h30 às atrações de Literatura, Dança e Teatro, levadas pelo Circuito Comunidades do 2º Campão Cultural.
O treslagoense Guilherme Santos Lemes, o Guigas, se apresentou pela segunda vez no Campão, com o espetáculo “Histórias e Raízes”, de Contação de Histórias. “É sempre uma alegria, uma oportunidade de estar trocando com o público, mostrando meu trabalho, conhecendo novos públicos. Cada apresentação que a gente faz, independente se é na escola se é na praça, é sempre uma experiência nova pra gente que é contador de histórias. O artista tem de estar aonde o público está, então é sempre muito boa essa relação”, afirmou Guigas.
Em seguida, os mineiros da Cia Fusion de Dança Urbanas apresentaram o Pocket Show Gatinha Mexerica, que conta a história de uma gatinha dançante, curiosa e ressabiada. Junto com sua amiguinha Sardinha, ela conhece um mundo novo em que cachorros e gatos do Hip Hop, um pássaro b. boy e uma coelhinha surda ensinam que conviver com as diferenças pode ser muito divertido e enriquecedor.
“É bom ter uma tarde assim aqui no bairro. A gente não tem como ir ver essas coisas, que sempre acontecem em lugar longe. Por isso, é bom virem aqui mostrar pra gente. As crianças gostam bastante, brincam e a gente também se diverte”, disse a dona Isaura Santos, que assistiu à contação de histórias e à dança ao lado de sua filha Ivaneide e dos netos Luis Pedro e Luan.
Se antecipando à chuva, a trupe do Teatro Imaginário Maracangalha, de Mato Grosso do Sul, apresentou a Tragicomédia de Dom Cristovão e Sinhá Rosinha, que contou a história de uma mulher que enfrenta um casamento imposto pelo pai, com um homem prepotente chamado Dom Cristóvão. Espetáculo teatral que mistura humor, drama e crítica social.
O Campão Cultural é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (SECIC) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com apoio da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/
Fotos: Eduardo Medeiros
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Marcelo Armôa