Na noite desta segunda (10), uma turma composta por crianças e adultos participou de uma Oficina de Modelagem em Argila, no Armazém Cultural. O grupo, de cerca de 15 pessoas, aprendeu a modelar uma casinha de joão-de-barro, simpática avezinha da fauna brasileira, conhecida por construir a própria residência utilizando argila e materiais orgânicos. Para a missão foi convidado o instrutor Alex Rodrigues Cherman, da Casa de MassaBarro, em Corumbá (MS).
As artesãs Regiane Rosa e Elaine d’Ávila enxergaram na oficina uma oportunidade de diversificar. “Trabalho com madeira, pintura, customização e móveis rústicos, mas agora estou interessada em mexer com cerâmica, para incrementar minha produção”, contou Regiane enquanto as mãos ágeis moldavam um passarinho com perfeição. Elaine matriculou-se na oficina para obter mais conhecimento. “A argila tem vida, ela fala com você, ela mesma te guia sobre o que fazer”, pontuou.
A quantidade de crianças inscritas na atividade chamou a atenção. A dona de casa Zaione Oliveira, trouxe os filhos Bianca e Samuel. “Penso que essa é uma ótima experiência para os dois, principalmente para o Samuel, que é autista. Queria ver como seria a adaptação dele na questão sensorial e do trabalho manual”, explicou.
O ceramista Alex Rodrigues Cherman, que trabalha há mais de 20 anos com a técnica, contou que as crianças sempre são bem-vindas em oficinas como essa, principalmente por ser uma modalidade livre. “Elas querem aprender, gostam de ver a argila se transformando em passarinhos, por exemplo”, contou.
A Oficina de Modelagem em Argila acontece também nesta terça (11), apenas para inscritos.
texto: Evelise Couto
fotos: Alicce Rodrigues