A comunidade quilombola Furnas de Dionísio recebeu, nesta sexta-feira (03), o Grupo Dona Zefinha (CE), que reuniu dezenas de pessoas durante o espetáculo Chafurdo. A iniciativa faz parte da programação do Festival Campão Cultural – 1º Festival de Arte, Diversidade e Cidadania e abrangeu diversas regiões da Capital, além do Distrito de Anhanduí e o município de Jaraguari, onde está localizada a comunidade de Furnas de Dionísio.
Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa e retrata a história de três irmãos que se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira.
Essa festa misturada com caos proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas.
Um dos atores, Paulo Orlando, 39 anos, destaca a importância de conhecer novos territórios e levar a mensagem deles de forma cômica e lúdica para um local com tanto pertencimento como é Furnas de Dionísio. “Esse local tem grande valor cultural, além de uma importância sobre a disseminação do que somo. Essa valorização precisa ser constante, diária”.
INFORMAÇÕES
@FESTIVALCAMPAOCULTURAL
Texto: Clarissa de Faria
Fotos: Eduardo Medeiros