A Educomunicação propõe a união da educação com a comunicação, utilizando algumas linhas básicas como a educação para a mídia; o uso das mídias na educação; a produção de conteúdos educativos; a gestão democrática das mídias, dentre outros.
Para abordar a temática e fomentar o desenvolvimento de habilidades educomunicativas na comunidade campo-grandense, a jornalista, educomunicadora e pesquisadora Suéller Costa foi convidada para ministrar a oficina Produção Midiática Educomunicativa durante a programação do Campão Cultural, nos dias 8, 10 e 11 de outubro na Sede do programa Cidadania Viva, no Terraço da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Já no primeiro encontro, os participantes estavam animados com a oportunidade de adquirir conhecimentos a respeito do tema. Para Luísa Almeida, acadêmica de Psicologia, aprender sobre as práticas educomunicativas pode ser um diferencial em sua atuação profissional e pessoal. “Com essas técnicas, aprendemos a usar as palavras e a linguagem para atingir nossos objetivos de comunicação, mas sobretudo, para criar vínculos com as pessoas. Isso, tanto no dia a dia quanto na Psicologia é fundamental”, pontua.
Para Mikaella Souto, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, comunicar-se bem e levar informações para o maior número de pessoas de maneira assertiva é uma das características que pretende carregar consigo. “O mundo necessita de pessoas que se comuniquem de forma correta. A comunicação vai muito além de usar palavras, ela depende de como esses vínculos são estabelecidos”, acredita.
Suéller Costa explica que ao final dos encontros, os participantes sairão prontos para realizar uma cobertura educativa de qualidade, utilizando técnicas da educomunicação e com conhecimento sobre como levar informação de qualidade, de maneira eficiente ao público externo. “Um dos objetivos é que eles adquiram também um olhar mais aguçado sobre a área educomunicativa e entendam como a educação e a comunicação são segmentos que podem se conectar”.
A oficina Produção Midiática Educomunicativa teve início no sábado (08) e acontece também nos dias 10 e 11 de outubro, para participantes inscritos.
texto e fotos: Evelise Couto