Nesta sexta-feira (03), o Teatro Elite Mace foi palco do espetáculo Mulher Monstro da Sem Cia de Teatro (RN) faz parte da programação do Festival Campão Cultural – 1º Festival de Arte, Diversidade e Cidadania. A peça surge de opiniões nas redes sociais, das ruas, das posturas de políticos e figuras públicas e, a partir dessas declarações lamentáveis, polêmicas e verídicas. Por meio da linguagem Drag Queen, o ator José Neto Barbosa dá vida a uma burguesa cis, falsa cristã, perseguida pela própria visão intolerante da sociedade.
“A violência cotidiana provoca diversos gatilhos emocionais, esses que também são retratados do início ao fim. Uma realidade tão sarcástica ou cruel como a ficção apresentada”, pontua o ator José Neto Barbosa.
No centro do palco, dentro de uma jaula, a personagem a todo momento provoca indagações. As trocas de fala são perceptíveis na modificação da voz, além do posicionamento do rosto e olhares que se dividem entre o público e os feixes de luz instalados em dois cantos da jaula.
São quase duas horas de espetáculo que só pode sentir na pela a emoção tanto do ator quanto do público, estando ali. Por fim, um discurso direto e emocionante: “Esse espetáculo é um grito de socorro”, finaliza José Neto Barbosa.
INFORMAÇÕES
@FESTIVALCAMPAOCULTURAL
Texto: Clarissa de Faria
Fotos: Álvaro Herculano