Marketing, distribuição e a nova tecnologia NFT foram temas das palestras do último dia 02 de dezembro, na Esplanada Ferroviária, na Feira da Música, que ocorre dentro da programação do Festival Campão Cultural – Arte, Diversidade e Cidadania.
A primeira palestra do dia veio com Vinícius Soares, que falou sobre marketing para lançamentos de música, com duas aulas anteriores online, a terceira, presencial, o produtor falou sobre a sua experiência na cena independente e como uma boa estratégia pode garantir o lançamento da sua música nas plataformas de streaming, “é importante sempre estar atento ao seu público, ao momento do lançamento e como você quer realizá-lo, um conjunto de fatores leva ao sucesso da sua música”.
A segunda palestra do dia foi com o manager da Graxa Pura, Sérgio Narciso, fez um diálogo com os presentes sobre como o mercado digital age, sobre como a distribuição da música precisa de um planejamento e também de conhecer as ferramentas adequadas para se obter bons resultados.
Na terceira palestra, chega Vinil Moraes para tratar e explicar sobre uma nova tecnologia empregada a direitos autorais, o NFT que é o token não fungível, um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. NFT é a palavra do ano de 2021 e será ouvida ainda por muito tempo, é uma nova forma de negociação de arte, música e tantos outros produtos intelectuais, Vinil fez uma pincelada sobre o tema e aguçou a curiosidade dos presentes em investir nessa nova área, que com o tempo pode ser muito lucrativa para os produtores de cultura.
Para Fabricio Martins, um dos participantes, “é muito bom ter essas palestras aqui em Campo Grande, essa feira, que mostra que MS produz, que acolhe os músicos e artistas, as palestras dessa tarde foram incríveis e me instigou a ber mais sobre esses assuntos, para que eu possa me tornar cada vez mais competitivo no mercado, que venham outras feiras da música, nossa cidade, nosso estado precisa demais de eventos como este”.
Texto: Ana Ostapenko
Foto: Maurício Jr.