Utilizar elementos que realçassem o sabor de uma bebida, prato principal e sobremesa, essa foi a missa dada ao chef de cozinha Edu Rejala durante uma das oficinas “Sabores do Cerrado”, que aconteceu nesta terça-feira (30), na Cozinha Show do Shopping Campo Grande. “Estimular a cultura e dar mais representatividade para a nossa região”, garante Edu Rejala.
A noite começou com uma receita exclusiva, a kombucha de hibisco com espuma de guavira, fruto típico do cerrado e que se encontra comumente no estado todo. Edu explica que a receita foi criada 10 dias antes da oficina. “Um teste que deu mais que certo. Aprovado por todos desde a apresentação até o sabor. Sem contar que é uma bebida saudável, probiótica e pode ser consumida sempre”, destaca.
O prato salgado foi o cume da oficina: Tiradito de pacu, uma técnica Nikkei com o Peru, que remete imediatamente ao Estado uma vez que o peixe é um dos mais populares da região. “A maciez é o que chama mais a atenção nessa carne”, aponta Edu. A apresentação do prato rendeu elogios de todos os participantes, uma vez que o casamento da carne com o pesto de Baru resultou numa riqueza de sabores e texturas.
Por fim, uma brownie com chocolate 50%, finalizado com a protagonista da noite: castanha de Baru.
Um dos participantes da oficina, Alex Mendes, 41 anos, ressalta a didática do chef sendo essencial para captar com rapidez os ensinamentos passados. “Desde a forma de propagar as informações e até mesmo a releitura que foi feita dos pratos, isso nos leva a crer que a culinária possui infinitas possibilidades”, conta.
INFORMAÇÕES
@FESTIVALCAMPAOCULTURAL
Texto: Clarissa de Faria
Fotos: Marithê do Céu