Na manhã desta terça-feira (30), o cantor Dagata de Dourados, trouxe muito conhecimento sobre a música regional para a comunidade escolar da Escola Estadual Professora Élia Franco Cardoso, no Jardim São Conrado, com a palestra-show, “A história da música regional do Mato Grosso do Sul: artistas e identidades”. Esse momento que leva manifestações culturais até as escolas nos bairros de Campo Grande é promovido pelo “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”.
No momento, com a plateia lotada por olhares atentos, Dagata conseguiu traçar brevemente sobre a formação do estado em 1977, para introduzir o assunto sobre a história da música regional. Com isso, foi responsável por brilhantemente em poucos minutos contextualizar sobre a formação da identidade musical sul-mato-grossense. Com foco na música regional urbana, apresentou os nomes que compõem a cena musical do estado, como Paulo Simões, Geraldo Espíndola, Tetê Espíndola e Geraldo Roca.
Claro que as músicas que são a cara do Mato Grosso do Sul não ficaram de fora. Dagata interpretou canções como Trem do Pantanal, Pé de Cedro, Uma pra Estrada e Cunhataiporã. Em conversa, comentou sobre a experiência de participar do Festival. “Essa é uma grande iniciativa, espero que o Festival entre no calendário de eventos da cidade. Está possibilitando que a cultura seja descentralizada e isso está muito bom. Essa palestra-show é também um momento pedagógico, unindo o conhecimento com a música”, conclui.
A diretora-adjunta da escola contou sobre a satisfação em receber um momento como esse e destacou a sua importância para os estudantes. “Foi algo muito rico, os alunos aprendem muito mais unindo as duas formas de aprendizagem e foi o que aconteceu aqui hoje, a teoria com a prática, principalmente a música que torna possível o encontro com a arte”, finaliza.
A programação completa do Festival pode ser conferida no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
Informações
@festivalcampaocultural
Texto: Bianka Macário
Fotos: Eduardo Medeiros