A multiartista é uma das homenageadas do Campão Cultural 2022 e conduziu um bate-papo pra lá de descontraído sobre sua trajetória, desafios e os sonhos que ainda quer realizar. A sul-mato-grossense é um dos expoentes da cultura do Estado por destacar a arte como ferramenta de transformação social. A roda de conversa reuniu, durante a tarde desta segunda-feira (10), dezenas jovens e educadores, na Casa de Ensaio. O espaço, que existe desde 1996 e conta com a direção da artista, proporciona a crianças e adolescentes o aprendizado do teatro, música e literatura.
“A Casa é um exercício do coletivo. Oferecemos arte para que eles virem borboletas, mas é no dia a dia que aprendemos mesmo. Precisamos estimular a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus problemas e enxergam outras culturas”, pontua Laís Dória.
Sobre os métodos de ensino do espaço, ela acredita que a formação dos jovens, bem como a construção da sua identidade própria, deve ser leve e criativa. “Pensar fora do quadrado é o ponto de partida. Só assim conseguimos ir além”, frisa.
“A Casa de Ensaio faz a gente pensar fora da caixa. Quando comecei a abrir esse leque de possibilidades e ideias, consegui resolver questões de matérias diversas na escola. O que antes parecia difícil pra mim, foi ficando mais fácil”, diz Roberta dos Santos Fernandes, 15 anos, aluna do espaço há um ano.
E falando em ir além, os sonhos são também o combustível da alma. Agora, Laís se prepara para colocar em prática um novo projeto. Também uma Casa, mas de imersão. “Na mata, na natureza, a diversidade é pura”. Ela não adiantou o local, mas garante que vai funcionar como uma escola fazenda.
Texto: Clarissa de Faria
Fotos: Altair dos Santos