Na tarde de sábado (27) aconteceu mais uma roda de conversa na Feira do Saberes, na Esplanada Ferroviária e faz parte da programação de Moda e Design do “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”. Desta vez, o tema central do debate foi a moda afro-brasileira local. O responsável foi Fábio Castro, criador e produtor cultural e um dos fundadores do Coletivo Bocaiúva Moda Criativa.
Antes do início da conversa foi exibido uma produção audiovisual intitulada Tela Preta, como forma de protesto pela falta de representatividade negra na mídia. Com equipe composta majoritariamente por negros, o vídeo retrata as angústias da falta de reconhecimento e invisibilidades.
Sobre a importância do Festival para a moda e o design, Fábio ressalta que estão sendo possibilitadas rodas de conversa que fortalecem a valorização do que é produzido regionalmente. “Foi aberto um espaço para nós, e podemos mostrar o nosso trabalho, valorizar nossa cultura e mostrar para as pessoas que temos possibilidade de desenvolver coleções. Queremos estar cada vez mais incluídos nesses espaços”, conclui.
Quem estava presente para acompanhar a conversa não poupou elogios, Isabel Muxfeldt, comentou que momentos como esse agregam muito conhecimento, principalmente para quem também trabalha com o mercado de moda. “Já é a quarta roda de conversa que eu participo no Festival. São pessoas excelentes que estão nos debates e ouvi-los falar sobre seus processos, sobre suas formas de criação é enriquecedor”.
A programação do Festival e as outras rodas de conversa que ainda irão acontecer podem ser conferidas no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
Informações
@festivalcampaocultural
Texto: Bianka Macário
Fotos: Marithê do Céu