Para finalizar o Dia das Crianças em grande estilo, o Campão Cultural trouxe para a meninada o espetáculo Gatinha Mexerica, da Cia Fusion de Danças Urbanas, de Minas Gerais.
Com muita dança e música, a peça conta a história de Mexerica, uma gatinha curiosa que, ao lado da amiguinha Sardinha, explora um novo mundo. Em sua jornada, ela conhece os cachorros Hip e Hop, o passarinho João, e Zezinha, a coelhinha surda. O enredo aborda de maneira divertida assuntos muito importantes como o respeito às diferenças, a diversidade e a amizade.
Nem o tempinho chuvoso espantou os espectadores. Pouco a pouco, eles ocuparam a Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. Famílias inteiras e grupos de amigos se reuniram para prestigiar o espetáculo. E nem precisava ter criança para acompanhar. Os professores Marcia Catarina e Paulo Paes, por exemplo, foram curtir a gatinha Mexerica e se divertiram muito. “Trouxemos nossas crianças internas”, justificou Marcia. Para eles, um dos pontos altos foi a abordagem dada à questão da inclusão, feita de maneira bastante lúdica.
A servidora pública Mayra Cappi também destaca esse aspecto. “Fiquei emocionada quando a coelha ensina à plateia como se comunicar em Libras.” A personagem Zezinha, ao lado de seus amigos, chama os espectadores para que juntos eles aprendam algumas expressões e frases como “Eu gosto muito de você” e “Vamos brincar?”. O filho de Mayra, Rafael, não desgrudou os olhos da peça e até tentou reproduzir alguns dos sinais. “Acredito que naturalizar as diferenças desde pequeno é muito importante”, pontuou Mayra.
A Aya Kanasiro, de quatro anos, adorou aprender a se comunicar utilizando a linguagem de sinais. “Vou ensinar meus amiguinhos”, declarou animada. Sua mãe, a professora de Arte, Heidy Kanasiro conta que, sempre que tem oportunidade, leva a pequena para assistir a peças de teatro e apresentações. “A fruição de arte é fundamental na formação dos sujeitos, sobretudo das crianças. Esses eventos ajudam a aumentar o conhecimento e o repertório”, explicou.
A programação do Campão Cultural é plural e contempla diversos segmentos. Ela continua até o final de semana, clique aqui e confira o que mais vai rolar.
texto: Evelise Couto
fotos: Marithê do Céu