No último dia de Campão Cultural, aconteceu na Esplanada Ferroviária o Desfile Beleza Indígena que estava inserido na programação dos Saberes Indígenas. Com o público atento, passaram pela passarela montada modelos indígenas e convidadas especiais, como a anciã Catarina Guató e Genoveva Kinikanau.
Representando as várias etnias presentes no Mato Grosso do Sul, também passou pela passarela a Miss Indígena Marçal de Souza 2022, Ana Clara Malheiros e o Mister Indígena Gino Terena.
Os modelos iniciaram o desfile utilizando trajes tradicionais com as pinturas corporais e finalizaram com trajes sociais. Catarina Guató desfilou com suas peças feitas da fibra do aguapé que são um símbolo do artesanato indígena no Estado. Já a anciã Kinikinau, Genoveva apresentou as tradicionais cerâmicas.
Na ocasião, o Secretário de Cultura e Cidadania, Eduardo Romero falou sobre a importância do desfile e da valorização dos povos. “Salve os povos indígena do nosso Estado, as oito etnias que compõem nossa história, nossa cultura, e que nos brinda com esse desfile que tem muito significado. É um momento que traz a beleza dos povos, mas traz também a resistência, a arte, a cultura, a sobrevivência que tanto tem lutado para se manterem vivos”, enfatiza Romero.
A estilista indígena, Benilda Terena, esteve presente e reafirmou que a presença dos povos nesses momentos significa ocupar os espaços. “Isso é uma forma de fortalecer a cultura indígena no Estado, mostrar a diversidade das etnias, sendo que somos a segunda região do Brasil com maior número de indígenas, então é uma forma de reconhecimento da nossa importância, na luta diária. Esse evento também é uma forma de resistência contra o preconceito, discriminação, nós somos parte disso tudo”, concluiu.
Mais informações
https://www.instagram.com/festivalcampaocultural/
ASSESSORIA CAMPÃO 2022
por Bianka Macário
fotos Muriel Xavier