Aconteceu nesta segunda-feira (22), no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) a primeira oficina “Câmera Viajante” para iniciantes, ministrada pelo cineasta e fotógrafo Tiago Pedro, e oferecida pelo “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”. O foco foi apresentar as possibilidades da fotografia analógica e desconstruir olhares sobre ela, com apoio de uma máquina fotográfica de madeira que já completou 100 anos.
O profissional tem como base a fotografia lambe-lambe e a fotopintura. É a primeira vez que o cineasta ministra uma oficina fora do Ceará, para Tiago, a fotografia é algo que se aprende na prática e o conhecimento deve ser transmitido. “Tive longo processo de formação, pois queria aprender esse ofício, sempre pensando no meu sertão. Achava que ia conseguir isso fora, mas foi em casa que aprendi o que buscava. É isso que estou trazendo para a galera daqui, os ensinamentos que tive com meus mestres”, enfatiza.
Para Anarandá (24) uma das alunas que veio de Dourados (MS), foi muito importante aprender as origens da fotografia e sua evolução. “Tiveram muitas novidades no curso, gostei de aprender desde o início da fotografia, como surgiu e o que mudou. Não tinha muito esse conhecimento, então aprendi bastante com ele”.
A coordenadora do MIS-MS, Marineti Pinheiro, ressalta que o festival proporcionou a vinda de um excelente profissional para ministrar uma oficina que possibilita processos de formação, pois é alguém que possui muita experiência, principalmente com câmeras analógicas. “Trouxemos ele também com o intuito de mostrar a riqueza do nosso acervo e marca a reabertura do espaço do museu com uma oficina presencial, é a primeira após o início da pandemia. É emocionante receber as pessoas de novo”, comenta.
A oficina foi dividida em turmas e nessa primeira semana de 22/11 à 26/11 irá se concentrar nos iniciantes. Para os profissionais acontecerá nos dias 27/11 e 28/11 das 14h às 17h e nos dias 29/11 à 01/12, será das 19h às 22h, ambos no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559. 3º andar.
Confira a programação completa do Festival no link: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/atracoes/
ASSESSORIA
Texto: Bianka Macário
Fotos: Eduardo Medeiros