Programação geral

DIA 08 DE OUTUBRO – SÁBADO 

10h 

DANÇA 

Exp na rua – Grupo Expressão de Rua (MS)

Local: Calçadão da Barão 

Rua Barão do Rio Branco, nº 1261  

Classificação indicativa: livre

Sinopse: A rua é espaço de encontros, desejos e movimentos. Em algum lugar em cada micromundo pessoas se reúnem para mover corpos e sonhos. Caminham, se olham, fazem seus corres, dançam, se esquivam, disputam o próximo passo, rebolam, ocupam os lugares e criam os seus movimentos. Juntas e separadas elas gritam por uma dança que ocupa e festeja a cidade democraticamente.

Ficha técnica: Intérpretes criadores: Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Fernanda Calixto, Jackeline Mourão, Maura Menezes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Romel Vilalba, Tarso Fernandez e Yara Maria I Direção: Reginaldo Borges e Jackeline Mourão I Criação Trilha Sonora: Reginaldo Borges

 

15h

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA – Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

KUÑA PORÃ – MATRIARCAS KAIOWÁ E GUARANI

0(MS, Documentário – 23 minutos)

Direção: Fabiana Assis Fernandes e Daniela Jorge João

Classificação indicativa: Livre 

Sinopse: Kuña Porã: Matriarcas Kaiowá e Guarani é um documentário de escuta, amor e resistência!!! Idealizado e concebido totalmente em conjunto com suas protagonistas, busca promover a produção crítica e documental em torno dos processos de empoderamento e alteridade feminina das mulheres Kaiowá e Guarani nos espaços que compõe o imaginário social de suas aldeias e acampamentos na região do cone sul de Mato Grosso do Sul. São vozes de lideranças, entre elas, parteiras, rezadoras, artesãs, agentes de saúde, professoras, que expressam através dos relatos de suas lutas coletivas e práticas cotidianas quem são estas mulheres e quais são suas posturas diante dos diálogos interculturais na reivindicação dos seus direitos a partir da especificidade de ser mulher Kaiowá e Guarani.

 

15h30

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA  – Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

MEDIDA PROVISÓRIA

(Brasil, Ficção – 01h 34m)

Direção: Lázaro Ramos

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antônio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Neste apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Curadoria: Abdução Filmes

 

17h30

LITERATURA

Mesa Redonda

Caminhos da Literatura LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul

Mediador: Jander Gomez

Debatedores: Arthur Andrade Bellini, Alessandra Coelho e Fábio Gondim

Biblioteca Isaias Paim

Fernando Correa da Costa, 559, Centro

 

18h 

CIRCO

O Circo do Bolachinha – New York Cirkus (MS)

Local: Praça do Portal da Lagoa 

Rua Eugênia da Costa Lima

Sinopse:  A originalidade do tradicional circo de lona de Mato Grosso do Sul num espetáculo a céu aberto, contando com atrações que divertem e permitem ao público adulto retornar ao seu lado criança, enquanto que a magia do circo é passada às gerações mais novas. O público do II Campão Cultural poderá apreciar um espetáculo de mágica, palhaçaria, contorcionismo com bambolês, resgatando e mantendo o legado circense da tradicional Família Perez.  

Ficha técnica: Direção, dramaturgia  e figurinos::  New York Cirkus | Elenco: Wagner Perez, Arthur Perez, Manuella Perez, Isabel Perez, Júlio Bulaty, Alessandro Silva | Operação de som e Luz: Nayara Gimenes dos Santos Perez | Fotografia: Tiago Ribeiro

 

19h

DANÇA 

Minhas pinceladas dançam… – Grupo Funk-se (MS)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000 

Sinopse: “minhas pinceladas dançam…investiga e aponta direções do universo criativo do artista plástico mato-grossense Humberto Espíndola. O que o move para a desconstrução dos elementos típicos da cultura pecuária de sua terra/habitat, os signos utilizados para retratar sua crítica social, seus devaneios e inspirações. Quando se observa o acervo artístico do artista; suas diversas fases e seu processo criativo, uma coisa nos chama atenção: a vigorosa energia de suas cores e pinceladas. Como se estivesse inebriado pelas múltiplas inspirações e pelo desejo de colocar para fora seus anseios, opiniões e sentimentos, a sua pintura é inquieta, revolta e inconformista como um corpo dançante num êxtase provocado por um punch de guitarra. Espíndola nos passa movimento por suas telas…suas pinceladas dançam.

Ficha técnica: Concepção, direção e figurinos: Edson Clair I Assistente de direção/ensaiador: Ariel Ribeiro I Criação de cenário: Natália Gameiro ICriação de luz: Leonardo Lopes I Criação de imagens/vídeo mapping: Natacha Miranda e Sol Ztt I Criação de trilha sonora: Wesley Silveira I Pesquisadora: Bruna Nogueira I Criação de arte: Pedro Souza I Fotografia: Malcolm Carvalho I Vídeo: Bruno Loiácono I Realização: Espaço FNK I Elenco: Ariel Ribeiro, Beatriz Ramos, Lanna Chaves, Emily Ferreira, Kleiton Medina, Leonardo Miyahira

 

19h30

LITERATURA

Lançamento do Livro 

Adrianna Alberti – “Em Busca da Rainha do Ignoto: a mulher e a transgressão no fantástico

Biblioteca Isaias Paim

Fernando Correa da Costa, 559, Centro

 

19h30 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Local: Palco da Esplanada

Esplanada Ferroviária – Avenida Calógeras, nº 5045

 

MÚSICA

Palco da Esplanada 

Local: Esplanada Ferroviária

Avenida Calógeras, nº 5045 

  • 20h30 – Top Samba
  • 21h40 – Péricles (SP)

23h30

NOITE DO SAMBA

Vitrine Shows

Rua Brilhante, 2128 

  • Sampri
  • Chokito
  • Banda Du Bibi
  • Juci Ibanez
  • Gideão Dias
  • Cristiano Negão

 

DIA 09 DE OUTUBRO – DOMINGO 

10h/20h 

CULTURA DE RUA

Campeonato Skateboard 

CAMPÃO SKATE FEST  

Local: Pista de Skate do Parque das Nações Indígenas 

Avenida Antônio Maria Coelho, 6000 

Com o objetivo de valorizar a cultura de rua através das experiências com o skateboard, o Campão Skate Fest é um campeonato com diversas categorias, para todas as idades, com uma ótima estrutura e  premiação em dinheiro. Um incentivo para o protagonismo dos skatistas participantes para que possam se desenvolver e se destacarem na cena local e, quem sabe, no mundo. O campeonato que abrange todo o estado do MS, terá atrações artísticas, Dj, escolinha de skate para quem nunca andou, e o encontro com as Pantaneiras Skate Girls, coletivo que soma e incentiva mulheres a ocupar seu espaço no movimento.

Ficha Técnica: Elio Angelo – Produção Geral / Alana Lemes – Assistente de produção / Edduardda Grego – Assistente de produção / Ana Gorgen – Auxiliar de produção

Narrador: Diego Feitosa

Jurados: Pedro Iti, Edenilson Ferreira e Eric Fossati

Discotecagem: TGB

Atrações Artísticas: MCN e Renan Gates 

Inscrições e mais Informações: 67 99191-5665

 

15h

TEATRO 

Bailarina – Grupo Sobrevento (SP) 

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação indicativa: (bebês de 0-3 anos) acompanhado de um adulto (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Reserva de ingressos: info@sobrevento.com.br (as reservas caem 15m antes de cada sessão)

Duração: 30 minutos 

Sinopse: Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

Ficha Técnica: REALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO VISUAL: GRUPO SOBREVENTO TEXTO, INTERPRETAÇÃO e FIGURINO: Sandra Vargas DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Grupo Sobrevento ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Juliana Pardo ILUMINAÇÃO: Renato Machado OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Marcelo Amaral PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maurício Santana PRODUÇÃO LOCAL: Marruá Arte e Cultura ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flávia Freire Assessoria de Comunicação

 

15h

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA –  Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

MARTE UM 

(Brasil, Ficção – 01h 55m)

Direção: Gabriel Martins

Classificação indicativa: 16 anos

sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Curadoria: Abdução Filmes

 

19h

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA –  Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

CANTA DORES DO PANTANAL 50 ANOS GRUPO ACABA

(MS, Documentário – 1h e 10m)

Direção: Fabio Flecha

Classificação indicativa: 10 anos 

Canta Dores do Pantanal é uma narrativa dos 50 anos do Grupo ACABA, uma história marcada pela defesa da cultura, das nações indígenas e do meio ambiente. Uma viagem musical através do tempo e do espaço ao coração do Pantanal.

 

15H/19h

PATRIMÔNIO CULTURAL

I Feira Pet do Centro de Campo Grande

Esplanada da Estação Ferroviária

A I Feira PET do centro de Campo Grande – MS reúne produtos e serviços da economia criativa que estão no mercado Pet, além de clínicas, laboratórios e distribuidoras de itens que compõem o mercado que mais cresce no mundo. Neste evento teremos espaço para conhecer a gastronomia Pet, confecções de roupas e adereços para nossos bichinhos, além de estar em um ambiente de negócios altamente diverso, onde é possível conhecer as tendências do mercado Pet e passear com seu amigo-bicho livremente.

 

17h

TEATRO

Bailarina – Grupo Sobrevento (SP) 

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação indicativa: (bebês de 0-3 anos) acompanhado de um adulto (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Reserva de ingressos: info@sobrevento.com.br (as reservas caem 15m antes de cada sessão)

Duração: 30 minutos 

Sinopse: Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

Ficha Técnica: REALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO VISUAL: GRUPO SOBREVENTO TEXTO, INTERPRETAÇÃO e FIGURINO: Sandra Vargas DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Grupo Sobrevento ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Juliana Pardo ILUMINAÇÃO: Renato Machado OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Marcelo Amaral PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maurício Santana PRODUÇÃO LOCAL: Marruá Arte e Cultura ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flávia Freire Assessoria de Comunicação

 

17h/20h

CULTURA LGBTQIA+

CORRIDA POCKET

Local: Armazém Cultural

Avenida Calógeras, nº 5045

Na noite de abertura da Corrida das Drag Pocket trazemos diretamente do Distrito Federal a maravilhosa Naomi Leakes! Ela é drag queen há 6 anos, focando sua atenção em performances e looks que entregam possibilidades para jovens e adultos pretes saberem que também pertencem a arte e aos palcos. Já apresentou sua mensagem de dengo, força e representação para comunidade preta e periférica em grande parte do DF e entorno, além de Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Juntam-se a ela, nossas atrações regionais, a atual ganhadora do título vem representar a força de seu show fazendo a abertura oficial do evento e diretamente de Dourados vem a DJ Becky Jhow.

Ficha técnica: Direção e apresentação: Pamella Yule e Meriju Silva / Produção executiva: Meriju Silva / Júri técnico: Thysmy Kyssmy, Andrômeda Black e Rana Foratto / Coordenador de palco: Ariel Ribeiro / Produtores: Maíra Espíndola, Deko Giordan e Pablo Pacheco / Competidoras: Afropaty, Afrodite Fetake, Ariela Black, Benjamin Black, Cher Dellavick e Mariane Cáceres.

 

  • 17h: Início do evento
  • 17h -18h: Dj Set Becky Jhow
  • 18h: Show de Bruandra Guel
  • 18h10 – 18h40: Shows com Benjamin Black, Cher Dellavick e Afropaty
  • 18h40 – 19h20: Dj Set Becky Jhow
  • 19h20 -19h30: Batalha de dublagem
  • 19h30 – 19h40: Show Naomi Leakes 
  • 19h40 – 20h: Encerramento

 

18h

CIRCO

A Borboleta Mais Velha do Mundo – Grupo Casa – Coletivo de Artistas (MS)

Local: Praça Central do Conjunto José Abrão

Endereço: R. Arnaldo Horta, 79 – Conj. José Abrão

Sinopse: Mixirica e Ciroula enfrentam uma aventura cheia de adrenalina, palhaçada, confusão e magia. Juntos vivem a história de uma borboletinha que descobre, por um descuido, que a vida das borboletas é muito curta e se desespera na tentativa de mudar os caminhos do futuro. Com a ajuda do Senhor Grilo, a pequena borboleta, Mixirica e Ciroula vão ao encontro da Borboleta mais velha do mundo, e começa uma saga para descobrir a longevidade das borboletas. Um espetáculo de palhaçaria e contação de histórias.

Ficha técnica: Dramaturgia e Direção: Ligia Prieto | Cenário e figurino: Ligia Prieto | Adereços: Kelly Figueiredo | Elenco e músicos: Kelly Figueiredo e Leo de Castro | Produção: Grupo Casa

 

19h

TEATRO

Quando eu morrer vou contar tudo a Deus – Coletivo o Bonde (SP)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000 

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Baseado na história real do pequeno Abou, um garotinho encontrado em uma mala de viagem, cruzando ilegalmente a fronteira do Marrocos com a Espanha em 2015, o Coletivo O Bonde, com base no texto da dramaturga negra Maria Shu, e inspirado nos griots – contadores de histórias africanos, retrata, com delicadeza e poesia, o desamparo que muitas crianças enfrentam nos processos migratórios. Ao som de tambores e do violão, quatro atores-narradores vão contar as aventuras do menino africano, suas dificuldades e a coragem que teve de ter para enfrentar o abandono e a ausência a que são submetidos os refugiados.

Ficha técnica: Texto: Maria Shu / Direção: Ícaro Rodrigues / Elenco: Ailton Barros, Filipe Celestino, Jhonny Salaberg e Marina Esteves / Músicos Instrumentistas: Ana Paula Marcelino e Anderson Sales / Direção musical e Trilha sonora: Cristiano Gouveia / Preparação vocal: Renata Éssis / Preparação corporal: Mariane Oliveira / Cenografia e Figurino: Eliseu Weide / Assistência de cenografia e figurino: Carolina Emídio e Iasmin Ianovale / Criação e operação de luz: Kenny Rogers / Fotos Release: Tide Gugliano / Produção executiva e produção de campo: Janaína Grasso / Realização | O Bonde

 

20h

DANÇA

Fruto – João Dias (MS)

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação: livre

Sinopse: “Fruto”, espetáculo solo de dança drama de João Dias, com direção de Társila Bonelli. Um trabalho sensível cheio de memórias afetivas onde o corpo do intérprete-criador percorre seus laços afetivos mais profundos. Suas lembranças do passado e sua existência presente recria com o corpo possibilidades para o futuro, revisitando símbolos maternos e paternos.

Ficha técnica: Intérprete criador: João Dias I Direção: Társila Bonelli I Produção geral: João Rocha I Técnico de luz: Junior de Oliveira

 

MÚSICA

Palco da Esplanada 

Local: Esplanada Ferroviária

Avenida Calógeras, nº 5045 

  • 20h30 – Jerry Espíndola (MS)
  • 21h40 – Show Pitty e Nando Reis (BA/SP)

 

DIA 10 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

 

9h  e 10h30

TEATRO

Bailarina – Grupo Sobrevento (SP) 

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação indicativa: (bebês de 0-3 anos) acompanhado de um adulto (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Reserva de ingressos: info@sobrevento.com.br (as reservas caem 15m antes de cada sessão)

Duração: 30 minutos 

Sinopse: Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

Ficha Técnica: REALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO VISUAL: GRUPO SOBREVENTO TEXTO, INTERPRETAÇÃO e FIGURINO: Sandra Vargas DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Grupo Sobrevento ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Juliana Pardo ILUMINAÇÃO: Renato Machado OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Marcelo Amaral PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maurício Santana PRODUÇÃO LOCAL: Marruá Arte e Cultura ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flávia Freire Assessoria de Comunicação

14h

ARTES CÊNICAS

Roda de conversa

Arte transformação social: caminhos de liberdade e afeto

Lais Dória (homenageada)

Lais Doria é uma multiartista nascida em Ponta Porã, fronteira do Brasil com o Paraguai. Graduada em pedagogia e mestre em artes pela ECA/USP, a artista sul-mato-grossense fundou em 1996 o Centro de arte, educação, cultura, social e meio ambiente – Casa de Ensaio, na cidade de Campo Grande, espaço onde desenvolveu uma metodologia própria, chamada pedagogia das artes emendadas, com foco na arte transformação social para crianças e adolescentes e aplicada no curso “Brincaturas e Teatrices”. 

Local: Casa de Ensaio –  R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai

15h e 17h

TEATRO 

Bailarina – Grupo Sobrevento (SP) 

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação indicativa: (bebês de 0-3 anos) acompanhado de um adulto (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Reserva de ingressos: info@sobrevento.com.br (as reservas caem 15m antes de cada sessão)

Duração: 30 minutos 

Sinopse: Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

Ficha Técnica: REALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO VISUAL: GRUPO SOBREVENTO TEXTO, INTERPRETAÇÃO e FIGURINO: Sandra Vargas DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Grupo Sobrevento ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Juliana Pardo ILUMINAÇÃO: Renato Machado OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Marcelo Amaral PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maurício Santana PRODUÇÃO LOCAL: Marruá Arte e Cultura ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flávia Freire Assessoria de Comunicação

 

17h/20h

CULTURA LGBTQIA+

CORRIDA POCKET

Local: Armazém Cultural

Avenida Calógeras, nº 5045

No segundo dia de competição, chega a Drag Suzaninha, trazendo seu pocket Show diretamente de Florianópolis. Com uma pegada humorística, sem perder o tom crítico ela vem apresentar o lançamento de seu CD. Nessa noite tão brasileira e quebradora de tabus, junta-se a nossa atração nacional a Dj Compacta Baudelaire Vênus e um show da equipe que os recebe, a Corrida das Drag.

Ficha técnica: Direção e apresentação: Pamella Yule e Meriju Silva / Produção executiva: Meriju Silva / Júri técnico: Thysmy Kyssmy, Andrômeda Black e Rana Foratto / Coordenador de palco: Ariel Ribeiro / Produtores: Maíra Espíndola, Deko Giordan e Pablo Pacheco / Competidoras: Afropaty, Afrodite Fetake, Ariela Black, Benjamin Black, Cher Dellavick e Mariane Cáceres.

  • 17h: Início do evento
  • 17h -18h20: Dj Set Compacta Baudelaire
  • 18h20 – 18h30: Show Corrida das Drag
  • 18h30 – 19h: Shows com Vaiola, Afrodite Fetake e Ariella Black
  • 19h – 19h20:  Dj Set Compacta Baudelaire
  • 19h20 – 19h30:Batalha de dublagens 
  • 19h30 – 19h50: Show com Suzaninha 
  • 19h50 – 20h: Encerramento

 

18h/00h

CULTURA POPULAR

Local: Em frente à Esplanada Ferroviária 

Avenida Calógeras, nº 5045 

PARADA DE CARNAVAL

17h Concentração de Blocos e Escolas de Samba de Campo Grande

  • Capivara Blasé
  • Cordão Valu
  • Calcinha Molhada
  • Evoé Baco
  • Farofolia
  • GRES Vila Carvalho
    GRES Igrejinha
    GRES Deixa falar
  • 18h Saída do Cortejo

PALCO ESPLANADA

  • 19h Silva
  • 21h Olodum

 

 

 

20h

DANÇA

Desenho do tempo – Marcos Matos e Renata Leoni (MS) 

Local: Casa de Ensaio 

Rua Visconde de Taunay, 203 – Amambai

Classificação: livre

Duração:  40 min

Sinopse: Desenho no tempo é o encontro entre duas pessoas que dançam a vida e trilham os seus pensamentos do mundo com o corpo. Marcos Mattos e Renata Leoni, amigos e parceiros de longa data, experimentam traçar percursos afetivos por meio das memórias dos encontros e convidam os públicos a partilharem dessa experiência.

Ficha Técnica: Concepção, direção e coreografia: Esther Weitzman I Bailarinos criadores: Marcos Mattos e Renata Leoni I Design Gráfico: Felipe Leoni I Figurinos: Manuela Weitzman I Produção: Arado Cultural/Roberta Siqueira I Assistente de produção/operadora de som: Maura Menezes I Registro foto e vídeo/teaser: Helton Perez/Vaca Azul.

 

DIA 11 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

 

9H e 10H30

TEATRO

Bailarina – Grupo Sobrevento (SP) 

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação indicativa: (bebês de 0-3 anos) acompanhado de um adulto (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Reserva de ingressos: info@sobrevento.com.br (as reservas caem 15m antes de cada sessão)

Duração: 30 minutos 

Sinopse: Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado… silêncios, ações e objetos numa relação muito especial com a primeira infância. Criado a partir de um texto inédito escrito pelo próprio Grupo Sobrevento, o espetáculo estabelece uma relação próxima, de aparente fragilidade e necessariamente poética e simbólica com o público. Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

Ficha Técnica: REALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO VISUAL: GRUPO SOBREVENTO TEXTO, INTERPRETAÇÃO e FIGURINO: Sandra Vargas DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Grupo Sobrevento ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Juliana Pardo ILUMINAÇÃO: Renato Machado OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Marcelo Amaral PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maurício Santana PRODUÇÃO LOCAL: Marruá Arte e Cultura ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flávia Freire Assessoria de Comunicação

 

 

14h/20h

LITERATURA

Campão Geek

Biblioteca Isaias Paim

Av. Fernando Correa da Costa, 559, Centro

Inscrições:

https://forms.gle/SRkpgfaeMy2oAk1T9

Inscrições vão até dia 05 – 23h59, podendo ser prorrogadas a depender do número de inscritos em cada categoria, as inscrições prévias são obrigatórias.

14h /18h

Campeonato de Games

Organizado pela Federação de E-Sports de Mato Grosso do Sul (FESPMS)

Free Play

14h30/17h

HQ em ação

Produção de quadrinhos ao vivo

Anderson Barboza

Fabio Quill

Jaqueline Cabral

Wanick Correa

15h /17h30

Campeonato de Just Dance

Organizado pela Alta Performance Just Dance

17h30

K-pop Dance

Organização e Apresentação  – K-pop Day MS

Grupos – YP e New Dance Cover

18h /19h

Concurso de Cosplay

Apresentação – Isabela Domingues

Jurados – Laisa Okami, Fernando Michels e Patrícia Aguena

19h30

Premiação dos Vencedores dos Campeonatos

 

15h e 17h

TEATRO

Bailarina – Grupo Sobrevento (SP) 

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Classificação indicativa: (bebês de 0-3 anos) acompanhado de um adulto (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Reserva de ingressos: info@sobrevento.com.br (as reservas caem 15m antes de cada sessão)

Duração: 30 minutos 

Sinopse: Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado… silêncios, ações e objetos numa relação muito especial com a primeira infância. Criado a partir de um texto inédito escrito pelo próprio Grupo Sobrevento, o espetáculo estabelece uma relação próxima, de aparente fragilidade e necessariamente poética e simbólica com o público. Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

Ficha Técnica: REALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO VISUAL: GRUPO SOBREVENTO TEXTO, INTERPRETAÇÃO e FIGURINO: Sandra Vargas DIREÇÃO GERAL: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Grupo Sobrevento ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA: Juliana Pardo ILUMINAÇÃO: Renato Machado OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Marcelo Amaral PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maurício Santana PRODUÇÃO LOCAL: Marruá Arte e Cultura ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flávia Freire Assessoria de Comunicação

 

17h/20h

CULTURA LGBTQIA+

CORRIDA POCKET

Local: Armazém Cultural

Avenida Calógeras, nº 5045

Para finalizar as atrações da Corrida das Drag, vamos receber a gay de calcinha mais famosa do Instagram, que vem com seu Show diretamente de São Luís, no Maranhão. Frimes vai trazer seus hits diretamente das redes sociais para abrilhantar e LACRAR nosso evento com chave de ouro. Além dela, também contaremos com a final da competição da Corrida das Drag e com o DJ set da drag blogueira que mais cresce no Mato Grosso do Sul, Gaga Funkeira.

Ficha técnica: Direção e apresentação: Pamella Yule e Meriju Silva / Produção executiva: Meriju Silva / Júri técnico: Thysmy Kyssmy, Andrômeda Black e Rana Foratto / Coordenador de palco: Ariel Ribeiro / Produtores: Maíra Espíndola, Deko Giordan e Pablo Pacheco / Competidoras: Afropaty, Afrodite Fetake, Ariela Black, Benjamin Black, Cher Dellavick e Mariane Cáceres.

  • 17h: Início do evento
  • 17h -18h20: Dj Set Gaga Funkeira
  • 18h20 – 18h30: Batalha Final de dublagens
  • 18h40 – 19h: Dj Set Gaga Funkeira
  • 19h – 19h30:  Dj set Show – Frimes
  • 19h30 – 20h: EncerramentO

 

16h/19h

HIP HOP

SUNSET COM FALANGE DA RIMA

Palco Tráfico de Informações 

Local: Praça do Rádio

  • 16h – Pôr do Sol com skate, breaking, moda e muito rap 
  • 17h – Roda de conversa (palestra)
  • 17h30 – Show com Falange da Rima e os convidados: Toca Aliadas Periféricas, Conspiração, MS 03, Posse Sul Rapper’s, Zinho NC, Fase Terminal, Direito Criminal, 1º Plano, Operação Hip Hop, Spider, Mano Xis, TGB, Cabeça HC, Corcoran, Lauren, Vinil Moraes, DJ Gio Marx e Dj Billy.  

 

19h15

CIRCO

SHOW DO CAMINHÃO TRAPÉZIO “THE FLYING PIRATES” – GRUPO PICADEIRO AÉREO (SP)

Classificação Livre

Local: Esplanada Ferroviária 

Avenida Calógeras, nº 5045 

Classificação: Livre 

Sinopse:  O Show Do Caminhão Trapézio, conta de maneira poética a evolução do circo no Brasil, desde o circo de pau fincado ao moderno e tecnológico Caminhão Trapézio. Com grande efeito cênico, luzes e tecnologia o espetáculo surpreende o público pelo arrojo dos seus artistas e por sua apresentação. 

Ficha técnica: Mestre em artes circenses e apresentador: José Wilson Leite | Direção artística e sonoplastia: Alessandra Regina Nunes Leite |Trapezista – Acróbata aéreo, Portô: Manassés Avelino Andrade Da Silva  | Trapezista – Porto: Claudio Aparecido Virginio Augusto | Trapezista –  Acróbata Aéreo: Wilson Santos Leite, Claudio Valdemar Dos Santos, Juan Freddy Quintero e Edvan Tiago da Hora | intervenção com sapateado e malabares: Luciene Aparecida Medeiros e Licemar Silva Medeiros | Acróbata – tecido aéreo:  Ingrid Monteiro | Produtora: Rosicler Temperani

 

MÚSICA

Palco da Esplanada – Comemoração dos 45 anos de criação de MS

Local: Esplanada Ferroviária 

Avenida Calógeras, nº 5045

  • 20h30 – Luis Goiano e Girsel da Viola
  • 21h40 – Show Roberta Miranda

 

FUNK DAS MARAVILHAS  

Local: Vitrine Shows

Rua Brilhante, 2128 

23h30 – DJ Lauanda Dumor

00:10 – DJ Nuala

00:50 – DJ AfroJess

01:30 – DJ LadyAfroo 

02:10 – DJ Gaga Funkeira

3:00 – BONDE DAS MARAVILHAS (RJ)

Participação das dançarinas:

Thalia Rosa

Gikka

Lannovisk

 

DIA 12 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

 

08/11h30

CIDADANIA

Muralismo – Tema: Homenagem

José Octávio Guizzo e Aracy Balabanian 

Centro Cultural José Octávio Guizzo

Rua 26 de Agosto, 453, Centro

 

14h

MODA

Fashion Day

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS

Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Um dia voltado ao mundo da Moda que vem para consolidar a participação da moda nos Festivais como um segmento de grande importância cultural e artística.

 

14h/23h

CULTURA DE RUA 

Encontro da Cultura Sound System

Local: Em frente à Esplanada Ferroviária 

Avenida Calógeras, nº 5045 

O Encontro da Cultura Sound System é um marco na programação do Festival Campão Cultural. Celebra a cultura de Rua e mostra a força que os Sound System do MS representam, aqui e em todo o Brasil. Nestes últimos 15 anos as equipes Rockers Sound System e Vamo Apelá Sistema de Som desbravam e fomentam a música reggae, produzindo eventos, lançando novos artistas locais e promovendo intercâmbio entre outros artistas de fora. Nesta edição as equipes terão um dia inteiro dedicado a música reggae e com convidados como: Jeru Banto (RJ), Marina Peralta (MS/SP) , Regiane Cordeiro (SP), Erick Poor (SP), Paulera (SP) e também o veterano jamaicano Robert Lee. 

Ficha técnica: Produção DCG e Vamo Apelá Sistema de Som 

 

14h30

MODA

Desfile Infantil em comemoração ao Dia das Crianças

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Janete C4, Fabio Castro Touché, Natielly Terena

 

15h

MODA

Palestra

COSTUREIRAS: quem são, onde estão e o que fazem?

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Uma conversa sobre a importância da presença digital dessas profissionais para o setor de confecções e moda.

Ivani Grance, antropóloga, educadora, empreendedora social e costureira. Co-fundadora da República das Arteiras, uma startup de impacto social e intermediação de prestação de serviços para o setor de confecções e moda. 

14h

ARTES VISUAIS

Palestra 

“Como é ser artista visual no Brasil profundo”

Humberto Espíndola (homenageado)

Local: Casa de Ensaio –  R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai 

Humberto Espindola nasceu em Campo Grande (1943), onde reside. Artista visual, representou o Brasil nas Bienais Internacionais de SP (1969 e 71), indicado à Bienal de Paris, foi impedido pela censura brasileira (1969), Medellín (Colômbia, 1972), Veneza (Itália, 1972), México (1978), Havana (1984), Cuenca (Equador, 1989). Eleito “Melhor do ano em Pintura” pela APCA (1977), recebeu “Homenagem Especial” da ABCA pela contribuição à culturad brasileira (2004). Doutor Honoris Causa pela UFMS e UCDB (desde 2019).

 

14h/21h30 

CULTURA HIP HOP

Palco Tráfico de Informações – Batalha de Breaking

LIGA BREAKING 13 ANOS – EDIÇÃO II CAMPÃO CULTURAL

Local: Praça do Rádio 

Avenida Afonso Pena, Centro 

Sempre levando ao público os elementos da Cultura Hip Hop: o MC, o DJ, o Breaking, o Graffiti, entre outros; O Liga Breaking realiza no II Campão Cultural uma grande festa do movimento que além de promover uma grande batalha de breaking também proporcionará a integração entre a sociedade, sem idade, através da dança, da energia, da superação e da arte.  Nesse sentido, o público pode esperar batalhas de alto nível e apreciar apresentações artísticas e culturais que fazem parte deste movimento cultural. 

Ficha Técnica: Sula Maecawa – Produtor Geral / Patrícia Maecawa – Assistente de Produção / Vitória Ferreira – Assistente de Produção / Allan Shaba – Auxiliar de Produção 

Apresentador: Iupi D Douza 

Jurados: Wildenes MS, Elivelton (Austar) e Lucas Cabral MS

Discotecagem: DJ Jr 

Atrações Artística: Lucas Lameu e Liga Popping

Inscrições e mais informações:  67 99146-7497

 

14h

ARTES VISUAIS 

Roberto Higa 

Palestra e exposição documental via projeção com Roberto Higa  em homenagem a conceição dos Bugres

Local: Casa de Ensaio –  R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai

 

16H

MODA

Desfile das Marcas

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

FNK, Devaneios da Gabi e C4 Bordados e Criações.

 

16h/23h

MÚSICA

ARENA DISCO
Local – Armazém Cultural

Avenida Calógeras, nº 5045
19h00 às 19h45 – DJ Diego DS
19h45 às 20h30 – DJ Anicca
20h30 às 21h15 – DJ Looparina
21h15 às 22h00 – DJ Vovô Carlito
22h00 às 22h45 – DJ Marquinhos Espinosa
22h45 às 23h00 – DJ Toulouse 84 e Jay C

 

16H30

MODA

INOVAÇÃO PARA EMPREENDEDORES

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

O que é inovação? Luciana falará sobre a diferença entre inovação e novidade. Qual o desejo do cliente e a inquietação sobre como será o futuro. 

Luciana Zanatto, com formação em Desing e moda pela UniCesumar atua no mercado como agente de moda  e inovação. É mentora de moda no Sebrae MS.

 

17H30

MODA

Desfile das Marcas

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Ateliê Terena, Natielly Terena e Benilda Kadiweu.

 

18H

MODA

PALESTRA

MODA DECOLONIAL

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Palestrante: Paloma Gervasio Botelho

O vestir para além das roupas e das tendências das passarelas, quase sempre inalcançáveis pelo grande público, está cada vez mais sendo repensado. A palestrante trará um olhar mais amplo sobre essa questão.

Paloma Gervasio Botelho, Consultora e Mentora de estilo, Moda artivista, Idealizadora de projetos afrocentrados em moda. Visa

expandir o conceito: “Vestir-se bem para as pessoas da pele preta está para além da vaidade, do

poder aquisitivo e das tendências da moda: é uma armadura de proteção contra as violências do

racismo.” Atualmente está Coord. do Comitê Racial e de Diversidade do Instituto Fashion Revolution

Brasil.

 

19H

MODA

Desfile das Marcas

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Pedra de Sangue, Emília Leal Arte Nativa e  Roupável by Nair Gavilan.

 

19h

DANÇA

Local: Concha Acústica Helena Meireles

Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000

Gatinha Mexerica – Cia Fusion de Dança Urbanas (MG)

SINOPSE: Mexerica é uma gatinha dançante e muito curiosa, mas um tanto ressabiada. Junto com sua amiguinha Sardinha, vai conhecer um mundo novo em que cachorros e gatos do Hip Hop, um pássaro b. boy e uma coelhinha surda ensinam que conviver com as diferenças pode ser muito divertido e enriquecedor.

FICHA TÉCNICA: Idealização: Leandro Belilo | Dramaturgia: Isadora Rodrigues e Leandro Belilo | Direção: Leandro Belilo | Produção: Isadora Rodrigues e Marcela Rodrigues | Assistente: Amanda Pontes | Coreografia: Criação colaborativa | Intérpretes: Augusto Rodrigues, Isadora Coelho, Jefferson Siqueira, Jonatas Gonçalves, Leandro Belilo, Paulo Firmino, Wallison Culu | Trilha sonora: Criação e execução de Isadora Rodrigues e Matheus Rodrigues | Figurino: Concepção – Miriam Menezes e Leandro Belilo; Modelagem – Taires Scatolin; Costura – Idaléia Dias; Confecção de cabeças – Antonio Lima | Iluminação: Leandro Belilo e Edimar Pinto | Cenografia: Concepção – Miriam Menezes; Cenotecnia – Antonio Lima; Assistentes de cenotecnia – Agnaldo Pires e Dora Vidigal | Design gráfico: Alexandre de Sena | Ilustrações: John Correa | Fotografia e vídeo: Pablo Bernardo | Assessoria de Comunicação: Pulo Comunicação | Orientação de pesquisa: Prof. Eugênio Tadeu (UFMG) | Professora de LIBRAS: Dinalva Andrade | Consultoria em deficiência auditiva: Carlos Cristian | Fortalecimento corporal: Glauciana Ribeiro

19H30

MODA

Porque precisamos de uma revolução da Moda

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS

Palestrante: Fernanda Simon – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

painel com convidadas locais pertencentes a toda a cadeia produtiva da moda para conversar sobre a importância de se revolucionar a moda.

Fernanda Simon é ativista, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil, editora contribuinte de sustentabilidade da Vogue Brasil, colunista da Um Só Planeta e integrante do comitê conselheiro da Conscious Fashion and Lifestyle Network, uma iniciativa conjunta com o Escritório de Parcerias das Nações Unidas (ONU).

 

21H

MODA

Desfile das Marcas

MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS – Antonio Maria Coelho, 6.000, Pq das Nações Indígenas

Mina Zika, F.M., LidyLo, Bocaiúva Moda Inclusiva, Fabio Castro Touché e Anderson Bosh

 

DIA 13 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA 

 

15h/20h 

CULTURA DE RUA

Palco Tráfico de Informações – Batalha de Slam

SLAM PLURAL: voz para todas, todos e todes 

Local: Praça do Rádio 

Avenida Afonso Pena, Centro 

Com a pretensão de reiterar a importância da cultura de rua em Campo Grande, contribuindo para a valorização necessária dos artistas que trabalham com a arte da palavra e do corpo, o SLAM PLURAL é a batalha de slam do II Campão Cultural. Uma batalha de poesia que traz a visibilidade necessária para o discurso da diversidade. O formato da batalha consiste em receber diversas inscrições e declamações voltadas para a poesia autoral de até três minutos, contando com discotecagem, apresentações artísticas de Vogue e Drag Queen. 

Ficha Técnica: Luanna Peralta – Produtor Geral / Alessandra Coelho – Produtora Adjunta / Cell Ventorim – Assistente de Produção / Thaina Laiza Sangalli da Silva – Auxiliar de Produção 

Apresentadora – Alessandra Coelho

Discotecagem: DJ Ella  

Atrações Artísticas: Drag Amanita Muscaria e o artista da dança vogue Ariel Ribeiro

Jurados: Ályson Jordan Ladislau Gamarra, Isabelle Ramos da Silva Isaias e Francis de Oliveira Fabrício de Jesus

Inscrições e mais informações: 67 98151-5511

19h

TEATRO

Cocô de Passarinho – Cia Noz de Teatro, Dança e Animação (SP)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles  

Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas 

Classificação: Livre 

Sinopse: Cocô de passarinho conta a história dos poucos moradores de uma nova vila, que se encontram todos os dias na praça, mas não tem muito que falar. Suas vidas monótonas e sem perspectivas são transformadas por um problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia um vendedor de flores passa pela cidade e uma situação inesperada transforma a vida de todos eles. O espetáculo foi Premiado pelo APCA – Melhor espetáculo de animação/bonecos e com 3 indicações ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (melhor cenário, melhor adaptação e melhor espetáculo infantil).  

Ficha técnica: Direção Geral: Anie Welter | Criação: (inspirado na obra homônima de Eva Furnari): GpeteaH, Anie Welter, RafaelPetri, Renata Andrade, Jota Rafaelli, Valcrez da Silva Siqueira, Lais Trovarelli, Luciana Venancio e Carla Mercado | Música Original: Dr Morris Produção Musical: Yvo Ursini | Cenário, Figurino e Bonecos: Anie Welter e Renata Andrade | Iluminação: Rafael Petri Atores Manipuladores: Rafael Bolacha, Carla Mercado, Luciana Venancio, Felipe Lwe, Regina Arruda e Bianca Muniz  | Confecção de Cenários, Figurinos e Bonecos: Cia Noz de Teatro | Dança e Animação Produção: Luciana Venancio

             

19h

CINE DANÇA

Local: Sala de cinema do Sesc Cultura

Avenida  Afonso Pena, nº 2270 

Classificação: Livre 

Sinopse: O Gumboot Dance Brasil foi criado em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, que atuou na Cia TeatroDança Ivaldo Bertazzo por oito anos, onde conheceu a dança Gumboot por meio do grupo Kholwa Brothers, da África do Sul. Interessado na pesquisa sobre Gumboot foi à África do Sul para intensificar sua pesquisa direto na fonte. No seu retorno ao Brasil, formou o Grupo Gumboot Dance Brasil, que desde então tem rodado por diversas cidades apresentando e ensinando a técnica. É o único grupo do país e um dos raros no mundo a pesquisar essa dança e utiliza de diferentes plataformas para a divulgação do seu trabalho. A videodança é uma delas. 

No Cine Dança poderemos assistir algumas das videodanças e conversar sobre a produção com o Rubens Oliveira.

Ficha técnica: Direção geral e bate-papo: Rubens Oliveira 

 

19h30Ubu: o que é bom tem que continuar! – Clowns de Shakespeare (RN)

Local: Feira da Orla Morena 

Endereço: Avenida Noroeste, 1650 (Cabreúva)

Classificação indicativa: 12 anos 

Sinopse: Inspirado no clássico “Ubu Rei” (1896), do francês Alfred Jarry, o Grupo Potiguar Clowns de Shakespeare traz para a cena do II Campão Cultural seu mais novo espetáculo de rua. Com direção de Fernando Yamamoto, o espetáculo fala de ganância e poder. “Pai e Mãe Ubu, terminam fugidos da Polônia, e no enredo, é como se eles tivessem chegado a um país imaginário fictício da América Latina. Para a produção do espetáculo, “tem tudo a ver com o momento que o Brasil está vivendo”.

Ficha técnica: Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto | Elenco: Caju Dantas, Deborah Custódio, Diogo Spinelli, Paula Queiroz e Rodrigo Bico | Assistência de dramaturgia: Camilla Custódio | Direção musical: Marco França | Figurino e adereços: Marcos Leonardo | Cenário: Fernando Yamamoto e Rafael Telles | Produção: Rafael Telles

 

MÚSICA 

Palco da Esplanada 

Local: Esplanada Ferroviária

Avenida Calógeras, nº 5045 

  • 20h30 – Coletivo Close
  • 21h40 – Ludmilla (RJ)

 

MÚSICA

1h

SHOW – MC THA (SP) 

Feira de Música do Campão 

Local: Casa Vitrine Shows 

Rua Brilhante, 2128 – Vila Carvalho

 

DIA 14 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

 

8h/11h30

CIDADANIA

Muralismo

Tema: Infância Feliz

Associação Movimento   Mãe Águia

  1. Maria Katayama, 119 – Vila Santo Eugenio, Campo Grande 

 

14h/20h 

CULTURA LGBTQIA+

Palco Tráfico de Informações – Ball

Kiki Ball Brasilidades 

Local: Praça do Rádio 

Avenida Afonso Pena, Centro 

O objeto desta batalha é promover o acesso, o conhecimento e a participação da comunidade LGBTQIA+, de adeptos à cultura ballroom e de toda população campo-grandense a partir de intervenções e competições artísticas consolidando a diversidade no Campão Cultural. Com categorias que possuem diferenciais que vão além de uma simples competição cultural, isto porque TODA e QUALQUER pessoa pode participar da batalha, principalmente em categorias não dançadas como a RUNWAY (desfiles) e FACE AND BODY (Desfilar enaltecendo seu rosto e corpo), a Kiki Ball promove a participação do público não só como mero expectador, mas também como competidor. Outro ponto, é o enaltecimento das pessoas ali presentes, mostrando a pluralidade de corpos presentes na cidade e a diversidade de participantes. Ainda, com a presença principalmente de pessoas trans no evento pretendido, verifica-se que a Kiki Ball é uma forma de desmarginalizar recortes minoritários, trazendo dignidade e cidadania para estas pessoas.

Ficha Técnica: Rocher Pacheco – Produtor Geral / Lucas Queiroz – Assistente de Produção / Julio Ruschel – Assistente de Produção / Tarso Fernandez – Auxiliar de Produção

Abertura com roda de conversa: “Ballroom – resistência e protagonismo periférico”

Tema da Ball: Brasil, Brasilidades e toda sua Cultura 

Sugestão de Looks: verde, amarelo, azul e camuflado 

Categorias: Face and Body, Runway, Virgins e Ota Performance

Juradas: Luara Maria, Gabriela Dias e Yara Maria 

Apresentadora: Alice Ferreira (Miss Violence) 

Discotecagem: Pablo Pacheco 

Atrações Artísticas: House Of Hands Up MS, Cia Canindé e Movimento de Rua

Inscrições e mais informações: 67 98462-2985

 

14h/17h

Roda de conversa

Dimensão espiritual nas lutas e resistência dos Povos Indígenas do contexto urbano

Koixomuneti Terena (Xamã ), Sr. Alípio e João Leôncio
Mediação: Leosmar Terena
Local: Memorial da Cultura Indígena Enir Terena – Comunidade Indígena Marçal de Souza

 

 

16h 

TEATRO

Porongo Valdeville  – The Pambazos Bro (URU) 

Local: Praça Ary Coelho

Classificação: Livre

Sinopse: Porongo Vaudeville faz uma releitura dos shows de variedades do começo do século XX. Uma dupla de uruguaios, Diego Martinez e Jorge Zagarzazu, traz para o público de Campo Grande um espetáculo cheio de humor por meio da dança, música, mágica, malabarismo uma espécie de cabaré noir, um variété interativo, que surpreende, emociona e alimenta as gargalhadas e a imaginação. 

Ficha técnica: Direção e atuação: Diego Martinez e Jorge Zagarzazu

 

18h

DANÇA

Jam Session Gumboot Dance Brasil (SP) e Cia Fusion (MG)

Local: Praça Ary Coelho

Rua 14 de Julho, Centro

Sinopse: Encontro da dança de São Paulo e Minas Gerais com os campo-grandenses artistas e transeuntes. Um encontro de dança e música em que todas e todos poderão apreciar e participar.

Ficha técnica: Condução: Keithy Alves  e Moisés Mattos I Músicos: Maurício Oliveira e Felipe de Oliveira I Bailarinas e bailarinos Gumboot Dance Brasil: Munique Costa, Keithy Alves, Moises Mattos, Cinthia Tomaz, Pamela Cristina, Lilian Martins, Ton Moura, Washington Gabriel e Rubens de Oliveira I Bailarinas e bailarinos Cia Fusion: Joel Martins, Isadora Coelho, Robson Amaro, Jonatas Gonçalves, Leandro Belilo e Paulo Firmino.

 


18h 

TEATRO

Pelega e Porca Prenha – UBU – Grupo de Artes Cênicas 

Local: Associação de Moradores de Furnas do Dionísio 

Sinopse: A peça conta a aventura fantástica dos irmãos “Pelega” e “Porca Prenha” na mata do Pequi, onde eles se envolvem numa briga entre a Boca de Sapo, o Curupira e a Pisadeira, moradores do local. O espetáculo resgata aspectos e personagens da cultura popular de MS.

Ficha técnica: Atuação, Montagem de Cenários e Iluminação: Anderson Bernardes Sanches (Anderson Bosh), Douglas Moreira, Edner Gustavo | Montagem de Cenários, Iluminação e Sonoplastia: Douglas Caetano

 

19h

TEATRO

Oras Bolas – Cia Noz de Teatro, Dança e Animação (SP) 

Local: Concha Acústica Helena Meirelles 

Rua Antônio Maria Coelho, 6000

Sinopse: O universo redondo, formas geométricas, brinquedos, baldes e balaios transformam-se em personagens inusitados dando origem a pequenas histórias. No universo das bolas, o Menino Quadradinho, a Menina Triângulo e o Menino Redondinho, interagem através de suas semelhanças e diferenças. A trilha sonora mistura diálogos relâmpagos, músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação. Indicação livre (incluindo bebês)

Ficha técnica: Concepção e Direção Geral: Anie Welter | Música Original: Morris Picciotto e Dan Maia | Iluminação: Rafael Petri Cenário | Figurino e Bonecos: Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação | Elenco: Carla Mercado, Maiara Roquetti, Igor Armucho, Rafael Bolacha, Luciana Venancio e Elvira Cardeal | Produção Geral e Executiva: Luciana Venancio 

 

MÚSICA 

Palco da Esplanada 

Local: Esplanada Ferroviária

Rua Dr. Temistocles, 92 – Centro

  • 18h30 – Miliano (MS)
  • 19h30 – Drik Barbosa (SP)
  • 20h50 –  MV Bill (RJ)
  • 22h20 – Rashid (SP)

 

NOITE LGBTQIA+

Local: Vitrine Shows

Rua Brilhante, 2128 

  • 00h: Nuala Lobo e Glauber Portman
  • 1h20: Hands Up
  • 1h45: Baiflu Faga e Lady Afro
  • 3h: Danna Lisboa
  • 3h: Veludo e August
  • 5h: Lauanda

 

MÚSICA

1h

SHOW – SUPERCOMBO (EP) 

Feira de Música do Campão 

Local: Garagi 

Av. Cônsul Assaf Trad, 881 – Cel. Antonino

 

DIA 15 DE OUTUBRO – SÁBADO 

10H

TEATRO 

Ubu: o que é bom tem que continuar! – Clowns de Shakespeare (RN)

Local: Calçadão da Barão 

Endereço: Rua Barão do Rio Branco (em frente a City Lar) 

Classificação indicativa: 12 anos 

Sinopse: Inspirado no clássico “Ubu Rei” (1896), do francês Alfred Jarry, o Grupo Potiguar Clowns de Shakespeare traz para a cena do II Campão Cultural seu mais novo espetáculo de rua. Com direção de Fernando Yamamoto, o espetáculo fala de ganância e poder. “Pai e Mãe Ubu, terminam fugidos da Polônia, e no enredo, é como se eles tivessem chegado a um país imaginário fictício da América Latina. Para a produção do espetáculo, “tem tudo a ver com o momento que o Brasil está vivendo”.

Ficha técnica: Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto | Elenco: Caju Dantas, Deborah Custódio, Diogo Spinelli, Paula Queiroz e Rodrigo Bico | Assistência de dramaturgia: Camilla Custódio | Direção musical: Marco França | Figurino e adereços: Marcos Leonardo | Cenário: Fernando Yamamoto e Rafael Telles | Produção: Rafael Telles

 

14h/21h30

CULTURA HIP HOP

Palco Tráfico de Informações – Batalha de MCs 

LIGA BATALHA DE MCs – II CAMPÃO CULTURAL

Local: Praça do Rádio 

Avenida Afonso Pena, Centro 

A arma escolhida pelos adversários são as palavras. Para ganhar essa batalha, é preciso ter pensamento rápido, agilidade nas palavras e a capacidade de convencer o público e os jurados de que você é o melhor. Esses são alguns dos requisitos das batalhas de rimas. Com 10 anos de atuação na cena Hip Hop local e sempre incentivando os MCs a se tornarem grandes talentos, inspirações e profissionais desse elemento, a Liga Batalha de MCs realiza no Campão Cultural uma grande disputa, promovendo uma grande festa e o empoderamento da cultura Hip Hop. 

Ficha Técnica: Patrícia Balbuena Maecawa – Produtora Geral / Rafael Cassiano Ferreira da Silva – Assistente de Produção / Vitória da Silva Ferreira – Assistente de Produção / Elivelton dos Santos Barbosa – Auxiliar de Produção.  

Jurados: Toni Jazz e Lucas Lameu

Apresentador: Sula Maecawa 

Discotecagem: DJ Shaba  

Atrações Artísticas: Bonde do Flash Back e Mel Dias 

Inscrições e mais informações:  67 99146-7497

 

 

14h/17h

SABERES INDÍGENAS

Roda de Conversa

Dimensão espiritual nas lutas e resistência dos Povos Indígenas do contexto urbano

Koixomuneti Terena (Xamã ), Sr. Alípio e João Leôncio
Mediação: Leosmar Terena
Local: Memorial da Cultura Indígena Enir Terena – Comunidade Indígena Marçal de Souza

 

 

16h30

LITERATURA

Mesa de Conversa

Entre a Tradição e a Subversão: um breve panorama na literatura de Mato Grosso do Sul

Local: Biblioteca Isaias Paim

Av. Fernando Correa da Costa, 559, Centro

Mediador: Vini Willyan

Mesa de Conversa: Samuel de Medeiros, André Luiz Alvez e Lucilene Machado.

 

 

18h

CINEMA

URBANCINE

Local: Laricas Cultural 

Rua Antônio Maria Coelho, 166

ABDUÇÃO

(Brasil, Ficção – 35 minuto) 

Direção: Marcelo Lin

Classificação: 10 anos

sinopse: Vovozona suspeita de algo estranho na favela, mas ninguém acredita.  Em um final de semana, após o baile funk, ele finalmente desvenda este mistério. 

Curadoria: Abdução Filmes

 

18h30

CINEMA

URBANCINE

Local: Laricas Cultural 

Rua Antônio Maria Coelho, 166

ARABIA

(Brasil, Ficção – 01h 36m) 

Direção: Affonso Uchôa e João Dumans

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.

Curadoria: Abdução Filmes

 

18h30

LITERATURA

Lançamento de Livro

Lançamento do Livro de Marli Moretini, “Cancioneiro Popular- Crônicas de um lugarejo” 

Local: Biblioteca Isaias Paim

Av. Fernando Correa da Costa, 559, Centro

 

19h 

DANÇA

Yebo – Gumboot Dance Brasil (SP)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Endereço: R. Antônio Maria Coelho, 5655 – Carandá Bosque

Classificação: Livre

Sinopse: Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Homens negros, com sua a força de trabalho explorada pelos senhores do capital, lutavam para conquistar riquezas que jamais teriam para si. Expondo suas vidas ao risco, distante de suas aldeias e famílias, diariamente cavando buracos cada vez maiores, onde ficavam enterradas suas histórias, suas memórias e suas vozes Yebo aborda a exploração, tanto das minas, como dos sete povos levados para extração do minério. É a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em um alegre espetáculo percussivo em que a dança produz o som, e o som, conta as histórias dos poucos momentos de descanso e animação que esses trabalhadores tinham.

Ficha técnica: Direção: Rubens Oliveira I Músicos: Maurício Oliveira e Felipe de Oliveira I Elenco: Munique Costa, Keithy Alves, Moises Mattos, Cinthia Tomaz, Pamela Cristina, Lilian Martins, Ton Moura e Washington Gabriel I Produção: Washington Gabriel I Técnico de som: Rogério Di Polito

 

19h

SABERES INDÍGENAS

Desfile Beleza Indígena
Participação das Misses das Comunidades Indígenas Urbanas de CG  2022
Local: Esplanada Ferroviária – Avenida Calógeras, nº 5045

 

20h 

TEATRO 

Seco – Fulano di Tal (MS)

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea 

Endereço: Rua Antônio Maria Coelho, 6000 

Classificação: 16 anos 

Sinopse: É silencioso dizer coisas que não podem ser ditas… Mas eu falo! Eu grito! A obsessão por um “vizinho”, telefonemas estranhos com mensagens de amor;

desejo pela liberdade! Um amor que queima, o medo de mudar, seco! Dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passam pelo amor, pelo ódio e pela guerra. Os atores entram em cena como intérpretes de si mesmos, do outro, de nós, com uma performance urgente e sensível sobre o momento que vivemos, sobre a vida.

Ficha técnica: Encenação, Direção, Produção e Operação de Som: Marcelo Leite | Colaboração – Dramaturgia e Encenação: Bruna Neto | Ator-Criador, Encenação, Dramaturgia e Produção: Edner Gustavo | Ator-criador e Encenação: Douglas Caetano | Trilha Sonora: Ewerton Goulart |  Design e Audiovisual: elton Perez e Hana Chaves (Vaca Azul) | Operação de Luz: Yuri Tavares

 

 

MÚSICA

Palco da Esplanada 

Local: Avenida Calógeras, nº 5045 

  • 20h30 – Marina Peralta
  • 21h40 – Baiana System

 

NOITE HIP HOP

Local: Vitrine Shows

  

  • 22h – Abertura
  • 22h30 – DJ Murphy Dee (MS)
  • 23h15 – MCN (MS)
  • 23h45 – Thaíde (SP)
  • 01h30 – KL Jay (SP)
  • 02h45 – Vadios 67 (MS)
  • 03h30 – SoulRa (MS)

 

STANDS/ EXPOSIÇÕES/ MURAIS

 

08 a 15/10

08h/17h

PATRIMÔNIO CULTURAL

EXPOSIÇÃO

Exposição de Fotos “Festa do Divino Espírito Santa de Santa Tereza” – Figueirão/MS

Patrimônio Cultural Imaterial de MS, a festividade centenária remonta a uma promessa feita por Dona Maria Francelina de Jesus, esposa de Joaquim Malaquias da Silva. A promessa ocorre por conta de uma epidemia de febre amarela que acometeu a região, e da graça recebida pela família Malaquias surge a festividade permeada por muita devoção e alegria daquela comunidade unida e acolhedora. 

Curadoria: Douglas Alves da Silva e Ana Ostapenko

Local: Arquivo Público Estadual de MS – Av. Fernando Correa da Costa, 559, 2º Andar, Centro

 

08 a 15/10

08h/18h

ARTES VISUAIS

EXPOSIÇÃO

“Contemporaneidade nos 45 anos de MS: Legado Cultural e Urbanicidade”.

Galeria de Artes  MARCO 

Local: Museu de Arte Contemporânea de MS – Antônio Maria Coelho, Parque da Nações Indígenas, 6000

Artistas: Caio Martignon, Contato,  Eliane Fraulob, Erika Pedraza, Julian Cubillos, Márcia Albuquerque, Sara Werter, Maíra Espíndola, Lúcia Pereira, Thiago Salles

 

07 a 15/10

9h/17h

CULTURA DE RUA

GRAFFITI EM LATERAL DE PRÉDIO

Local: Galeria São José

Rua 14 de Julho, 1956 – Centro

Com a proposta de criar um gigantesco mirante de arte pública no centro da nossa capital, o II Campão Cultural pretende homenagear dois “personagens” extremamente importantes para a formação da nossa sociedade: a Tia Eva e a Galeria São José. O reconhecimento desses dois personagens se dá ao convidar o muralista paulista Diego Mouro para unir as histórias, ou seja, pintar Tia Eva na lateral do prédio da Galeria São José voltada para o centro da cidade. Onde a cidade pulsa! 

Tia Eva: Eva Maria de Jesus é considerada uma das fundadoras de Campos de Vacaria, hoje, Campo Grande. Escrava nascida em Mineiros, Goiás, sempre sonhou um dia poder criar suas filhas com a melhor educação do mundo. Alforriada, saiu de Goiás em 1905 em busca de seus sonhos. Chegando aqui, trabalhou como lavadeira, parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira para financeiramente ter condições de adquirir terras e construir um lar para os seus descendentes. E conseguiu. Na comunidade Tia Eva, atualmente residem mais de 60 famílias descendentes que preservam o legado de sua matriarca devota de São Benedito. 

Galeria São José: Já em 1964, na rua 14 de Julho, foi construído o Edifício Irmãos Salomão tendo a cidade, Campo Grande, seu primeiro arranha-céu. Mais conhecido como Galeria São José, por ser um empreendimento misto, residencial e comercial, tornou-se um dos pontos preferidos da sociedade campo-grandense na década de 70.  Atualmente abriga moradores, lojas e serviços que atendem consumidores que são fiéis aos estabelecimentos, gerando emprego, renda e fazendo parte da história da cidade.

Artista Visual responsável pela obra: Diego Mouro – Muralista constrói sua trajetória artística a partir dos saberes e práticas ancestrais, transformando o processo de produção artístico em um ritual, buscando o resgate do passado numa ponte para a construção de novas narrativas de futuro e ressignificação do presente.

 

08 a 15/10

9h às 21h

ARTES VISUAIS 

Exposição Arte de Praça 

Local: Praça Ary Coelho 

Exposição Coletiva ao ar livre com a participação de 10 artistas visuais de Mato Grosso do Sul. 

Artistas: Dagô, Leo Mareco, Ana Sol Lobo, Carlota Philippsen, Tom Kyo, Elis Regina Nogueira, Hero, Wendel Fontes, Iuri Dias, Lídia Coimbra

 

08 a 15/10

09h/21h

ARTES VISUAIS

Livepaint – com o artista Dicesarlove (SP)

Local: Rua 26 de Agosto, 63 – Centro

Nesta 2ª edição do Campão Cultural, teremos um livepaint com o artista Dicesarlove – SP,  ativista do movimento Hip Hop e com reconhecida carreira artística nacional e internacional. O público vai presenciar a produção ao vivo  de um graffiti e toda performance que esse processo agrega. A obra homenageará a grande artista de origem indígena e que tanto representa a cultura sul-mato-grossense  “CONCEIÇÃO DOS BUGRES”

 

08 a 15/10

16h/22h

ARTES VISUAIS

FEIRA DAS ARTES VISUAIS

Esplanada Ferroviária, Av. Calógeras, 3143 – Campo Grande/MS

Espaço destinado a comercialização de obras de artes de artistas de MS, nesta edição serão cinco artistas convidados pelo Núcleo de Artes Visuais da FCMS.

Artistas: Mauro Mondine, Kim Matos, Ryam Paès, Fernando Anghinoni e Carlos Vera

 

08 a 15/10

16H/22H

ARTESANATO

II FEIRA DOS SABERES: FEIRA DE ARTESANATO, LITERATURA, ARTE INDÍGENA, ARTE AFRO, DESIGN E MODA.

Esplanada Ferroviária, Av. Calógeras, 3143 – Campo Grande/MS

Exposição e comercialização de produtos artesanais, artísticos e literários com produção fundamentada na cultura sul-mato-grossense, em suas diversas nuances e referências. No ano 2022, a novidade da Feira será a participação de vários municípios do interior e a disposição dos stands de artesanato em harmonia com as rotas turísticas, que são caminhos traçados conforme o mosaico natural do Estado: Rota Pantanal, Rota Caminhos dos Ipês, Rota Bonito/Serra da Bodoquena, Rota Grande Dourados, Rota Cerrado/Pantanal, Rota Costa Leste, Rota Vale das Águas, Rota Caminhos da Natureza/Cone Sul. 

 

08 a 15/10

16H/22H

ARTESANATO

Espaço Mãos que Criam

Esplanada Ferroviária, Av. Calógeras, 3143 – Campo Grande/MS

Haverá demonstração ao vivo do fazer artesanal tradicional de MS, alternando-se dois artesãos selecionados por dia.

 

08 a 15/10

16H/22H

GASTRONOMIA

Feira Gastronômica

Esplanada Ferroviária, Av. Calógeras, 3143 – Campo Grande/MS

 Chez Rejala

Pratos: Ceviche Águas do Formoso & Sushi Sophia.

Espetinho do LE

Pratos: Espetinho e Arroz Carreteiro na parrilla.

RANGÔ

Pratos: Cachorro quente pantaneiro e Cachorro quente campão

Espetinho do LE

Pratos: Doces Regionais (Banana com doce de leite e paçoca) na parrilla.

PONTO HAMBÚRGUERES

Pratos: Ponto salada, Ponto Bacon, Ponto Campão, Veggie Campão.

 

08 a 15/10

18h 

BAR DO FESTIVAL

PONTO BAR 

Rua Temístocles, Nº 103 – Centro 

Uma verdadeira imersão na cultura urbana. Dentro dele, você encontra boa música, movimentos artísticos, cerveja bem gelada, comida de boteco, drinks para todos os gostos e claro, muito alto astral. Tudo em um espaço descontraído e com muita arte para você reunir os seus amigos, conhecer gente nova, jogar conversa fora e curtir do seu jeito.

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.