A cultura drag tem destaque na segunda edição do Campão Cultural. Além da Corrida das Drag e dos shows, oficinas especializadas também entraram na programação, como a de maquiagem, ministrada por Rana Foratto, na manhã desta terça-feira (11).
Rana é uma drag queen mulher, que trabalha como maquiadora, hair stylist e professora de maquiagem. Com muito didatismo, ela apresentou aos participantes uma aula detalhada, com parte teórica e demonstração de técnicas e, ao final, os inscritos foram convidados a praticarem individualmente as lições.
Bruanda Guel, vencedora da Corrida das Drags Pocket em 2021, aproveitou a oportunidade para agregar mais conhecimento ao que já está acostumada a fazer há dois anos. “Quando comecei a me montar, achava que eu nunca ia conseguir fazer uma boa maquiagem, até o dia em que assisti a um tutorial da Rana. Ela ensina de uma maneira muito especial, pensando em diferentes tipos de pessoas, por isso fiz questão de participar de sua aula”, pontuou.
A estudante de Fisioterapia, Jéssica Pereira, contou que se inscreveu na oficina para aprender a se maquiar e, dessa forma, poder se expressar artisticamente. Novata na arte drag, ela acredita que a maquiagem pode ser uma maneira de tirar as ideias da cabeça e colocá-las em prática. “Já tentei em casa algumas vezes, mas é a primeira vez que faço um workshop como esse e espero conseguir utilizas as técnicas que aprendi com a Rana”, revelou.
O promotor de mercado Willian Dias já tem alguma experiência com os pincéis de maquiagem, principalmente pelo fato de já ter trabalhado com teatro. “Em uma das peças trabalhamos com drag, mas em um formato amador, copiando referências da Internet”, disse. Além disso, ele já havia maquiado outras pessoas, mas nunca pintado a si mesmo. Um desafio que ele encarou durante a oficina do Campão.
Para Rana, a realização de um workshop como esse é extremamente importante para a cidade. “As pessoas precisam conhecer um pouco mais dessa cultura, tirar essa ideia de que a drag só está dentro da boate. Acredito que ao explorar a maquiagem, que é um tema de interesse de muita gente, possamos romper essa barreira, proporcionar mais conhecimento sobre esse universo à sociedade e diminuir assim os preconceitos”, declarou.
A programação do Campão Cultural continua até o final de semana, clique aqui e confira.
texto: Evelise Couto
fotos: Álvaro Herculano