Da transcendência da arte para a materialidade do mercado existe um percurso que muitos músicos desconhecem ou apenas ignoram. No entanto, o caminho para o reconhecimento e o sucesso inevitavelmente passa por ele. A oficina “Você é uma marca – Branding para artistas da música”, com a jornalista e consultora Thaty Moura, reforçou um dos pontos importantes desse caminho. A partir da metodologia que desenvolveu em parceria com a jornalista Juliana Klaveren, ela conduziu os participantes a pensarem sobre tópicos como a definição do próprio estilo, o público que atingem ou querem atingir e os objetivos da própria carreira. O encontro abriu a programação presencial da Feira da Música de Campão, que acontece no Campão Cultural – 2º Festival de Arte, Cultura, Diversidade e Cidadania.
Com mais de 12 anos de experiência em música, Thaty conta já ter atendido mais de 25 artistas. Entre eles, nomes de destaque nacional como Leoni e O Teatro Mágico. “Por conta da pandemia, esses dois anos em que tudo ficou fechado, houve um movimento das pessoas buscarem mais conhecimento. Teve bastante eventos e feiras on-line e as pessoas começaram a se preocupar, que caso elas não pegassem esse bonde agora, elas perderiam essa onda da internet”, afirma a consultora. No entanto, antes de pensar em divulgação, Thaty defende que é fundamental que os artistas entendam quem são e é nesse ponto que o branding surge como uma ferramenta importante.
“Quando você é músico e está tentando se lançar, você acaba esbarrando nessas questões, mas de uma forma muito dispersa. Ter contato com o assunto dessa maneira, a partir de um método, faz toda a diferença”, aponta o músico João Benitez, que acompanhou a oficina. Ele conta que durante a pandemia lançou dois EPs, gravados e produzidos em casa, e tem apresentado as músicas em um show intitulado “Depois do Fim do Mundo”.
Para o músico Raphael Vital, a marca e a identidade enquanto artista são temas necessários quando se pensa na música enquanto negócio. “Apesar de já ter refletido sobre o que a Thaty está apresentando hoje, a forma como ela organiza isso ajuda muito no entendimento dessas questões”, afirma.
Para Marcela Mar, pensar em questões como a própria marca deveria ser uma preocupação de todo artista. “É algo que nos faz evoluir, que bom que temos algo assim dentro da programação da Feira da Música de Campão”, afirma. Apesar de estar começando a carreira, a cantora e instrumentista de 15 anos já se preocupa com essas questões.
Thiago Andrade
Fotos: Thiago Costa